EU NÃO GOSTO DE GUANIDINA!


Meu ódio pessoal contra a danada da guanidina começou em 2006, quando eu tive a infelicidade de uma cabeleireira aplicar a maldita nas minhas madeixas. E olha que a guanidina utilizada era de uma marca profissional “conhecida”, mesmo assim o cabelo ficou uma bela vassourinha!!!

Vamos recapitular… Em 2006 eu não era profissional da área e após o nascimento do meu filho, tinha feito X TENSO (tioglicolato) nos meus cabelos. O X TENSO deixava um efeito incrível, quando eu não escovava ficava um ondulado lindo e quando fazia escova, alcançava um belo liso. Eu estava em Manaus e freqüentava o salão da Mary. Fazia os tratamentos e ainda comprava produtos da L’Oréal com ela.

Até que fui fazer o retoque de raiz, que raiva dá de lembrar. A Mary veio me dizer que ia usar um outro produto, porque o kit do X TENSO estava saindo caro para ela. Em resumo, ela queria lucrar mais sem se importar em deixar o cabelo alheio uma bucha. Mas na época eu confiei nela e deu no que deu.

Ela fez tudo direitinho, protegeu a parte do meu cabelo que já tinha química, e aplicou o produto somente na raiz crescida. Como ela foi cuidadosa na aplicação, não ouve quebra, porém eu pude sentir a diferença na qualidade, na textura, no toque e no brilho, da raiz retocada com a guanidina do restante do cabelo. Hahaha, a situação era bizarra, eu tinha uns quatro dedos, desde a raiz, feiacos e duros, com aquele aspecto vassoura esticada (guanidina) e o meio para as pontas mais naturais e com balanço (restos do tioglicolato).

Foi um tempo difícil aquele…

Pulemos para 2009, eu já fazendo o  curso de hairstylist, em uma jornada só sobre transformação e alisamento que durou semanas, um grande amigo que já estava na profissão há tempos, me fala que tinha uma impressão ruim com o cabelo quando usava guanidina, achava duro, áspero… Pois eu achava a mesma coisa!!!

Agora estou aqui na Guiana, e só se acha produtos (americanos) a base de guanidina nas lojas de cosméticos. Nunca vi um produto de tioglicolato ou outros ativos. Só caixinhas de kits de guanidina. Nas lojas profissionais, grandes kits profissionais de GUANIDINA… Coincidência ou não, na rua e no dia a dia, nunca vi como tenho visto aqui, tantos cabelos alisados tão feios… Duros, sem brilho, madeixas com cara de “sofridas”…

Matei a charada: Guanidina!!!

Aí fui pesquisar no Orkut, e pelo que entendi:

“As vezes não é logo, mas a verdade é que a guanidina detona, logo no mês seguinte percebe-se o ressecado intenso da guanidina e nenhum brilho.

Pior são os profissionais (ao longo da vida conheci alguns) que se gabavam de só usar guanidina nas clientes, pois a guanidina vai prender a cliente em queratinas, hidratações e muitos outros tratamentos e ainda prende na escova pois ela precisa da finalização de escova e prancha…

Parece claramente que a guanidina só veio para dar lucro aos salões. A guanidina precisa de uma manutenção, intensa, rigorosa e cara e os salões e o bolso dos donos de salão agradecem a industria e as marcas que fabricam guanidinas pois lucram com mil e um tratamentos para desembuchar o cabelo detonado pela guanidina (para o cabelo ficar “razoável”).

Mas pensando bem, será que lucra tanto assim??

No final das contas a guanidina danifica tanto e prende a cliente em tantos tratamentos que a principio ela se dispõe a fazer todos os tratamentos… Depois ela começa a achar que o defeito é do produto/marca e por ultimo começa a achar que o defeito é do cabeleireiro… Então ela simplesmente muda de cabeleireiro ou de salão…

A cliente de guanidina é uma eterna peregrina, fica um tempo com um, depois com o vizinho e com outro e outro e sai numa peregrinação em busca de resultados que jamais ela verá e vai falar mal de todos os cabeleireiros salões e as marcas que ela já viu…Porque o problema não está nem nos tratamentos que costumam ser muito bons…O problema está na guanidina sempre, por mais que seja daquela marca que eu amo, não gosto de nenhuma!

Mas em contrapartida guanidina gera a indústria os tratamentos infindáveis e o comércio agradece e fala bem da guanidina, pois sem ela os tratamentos seriam dispensáveis em muitos casos…É um ciclo vicioso, um depende do outro.

(Desabafo de Hairstylist)

É mole?

Agora eu me pergunto, com tanto produto bom com outros ativos, tantas novidades, pra que passar (ou deixar alguém passar) essa “neura” no seu cabelo?

Se tentarem te convencer que seu cabelo “é muito crespo”, e por isso tem que relaxar com guanidina, diga que vai pensar… E não volte!

Cabelo muito crespo? Nada que um tioglicolato na força super não resolva, seguido de uma marroquina limpa (permitida), fica uma maravilha. Até um hidróxido de sódio, nas mãos de uma profissional experiente, dá resultados superiores!

Nossa, e tem tantos ativos novos hoje em dia, que não deixam esse aspecto sofrível nas madeixas.

Bom, essa é uma opinião pessoal de uma profissional, cada um tem a sua, mas eu não fecho com a “guanidinanão”

Mas caso você goste, ou use , saiba como tratar AQUI!

Para dicas e novidades diárias de moda, beleza e cabelos, sigam-me no twitter: @erickaelianne

PALAVRA DE CABELEIREIRA:

Related Posts with Thumbnails

199 Respostas para “EU NÃO GOSTO DE GUANIDINA!”

  1. May Pereira disse:

    Engraçado, já ouvi falarem muito mal da tal guanidina mesmo, esta parece ser danada!

    Eu experimentei o X-tenso como relaxamento e fiz progressiva alemã (nem sei se é limpa ou não.. xD)em seguida. Ficou e esta uma maravilha. Sem volume e lisinho. Hidratei bastante, conforme você havia me dito. E esta uma gracinha..
    Detalhe: O X-tenso que eu usei é para cabelos com mechas, porque o para cabelos sensibilizados saiu de linha =//. Como eu tinha luzes no cabelo, fiquei com receio. Mesmo hidratando. Eu misturei creme(baratinho)com o protudo e deixei só 10 minutos no meu cabelo. Pegou super bem e nao danificou! Depois de 15 dias eu escureci. Chega de descolorir cabelo.
    To usando o tal do Monovin A. Estou aprovando tbm.. =)

    _________________________________________________________
    Ah.. ERICKA VOCÊ JÁ TESTOU O TAL Fiberceutic, O BOTOX PARA CABELOS DA LOREAL???

    BJO

  2. GIh** disse:

    eu nunca usei guanidina mas muitos usam e gostam dizem que é forte alisa mais.. eu uso ativo de amônia e está tudo bem rs…

  3. galba disse:

    Eu uso a guanidina e gosto.Tenho muita caspa e quero saber se posso usar o clear sem sal.Porfavor me responda!

  4. Bia disse:

    Cada tipo de cabelo pede um tipo de química. Não sei se vc chegou a estudar sobre o assunto, antes de postar esse tipo de matéria, mas deveria. Cabelo crespo, ondulado, calcasiano enfim… Para cada cabelo é melhor um tipo de quimica, como p cada cabelo é melhor um tipo de tratamento ou hidratação, cauterização ou recontrução e aí vai. Simplesmente falar q um tipo de química não é boa vc está sendo leviana. Há cabelos q ficam lindos c Guanidina e outros q com tioglicolato não faz nem cosquinha ou vise versa.

  5. Bia;

    Eu estudei sim, talvez até mais do quê você, e sei bastante sobre o assunto.
    Também não sou leviana, respeite as pessoas que não comungam da mesma opinião que vc, o FATO de eu não ter a mesma opinião/visão que a sua, não significa que eu saiba mais ou menos…

    Sobre os tipos de ativo e suas indicações, acontece que eu não dou valor só a teoria, eu também acumulo a prática acima de tudo, e ainda, a OBSERVAÇÃO!!!

    Minhas conclusões factuais mais fortes sobre a guanidina, estão acontecendo nesse período aqui na Guiana Francesa, onde os únicos produtos usados para “defrisagem” são a base de guanidina. Os cabelos feitos com a guanidina viram verdadeiras vassouras/bucha.

    Desculpe, mas vou ser clara, EU SÓ ACREDITO VENDO… E até hoje ainda não vi cabelos “que ficam lindos” com guanidina, eles ficam no máximo “razoáveis” (se bem escovados), isso com a coitada da cliente gastando os tubos em tratamentos, produtos caros e acabamento (leia-se escova e chapa)….

    Não trabalho com guanidina pois acho uma sacanagem com a cliente (fica feio, qual é a graça?), se o cabelo dela for do estilo que “o tioglicolato nem faz cosquinha” mas antes um sódio cosmético de boa marca, sabendo aplicar com todo cuidado no lavatório, dá um resultado infinitamente superior (é depois de 1 mês que vemos a diferença).O interessante é que o sodio deixa liso com brilho e não resseca meses depois, coisa que a guanidina detona, logo no mês seguinte percebe-se o ressecado intenso da guanidina e nenhum brilho, e o cabelo de sodio o brilho fica lá e ele é modelavel mais facilmente por escova… Isso eu ouvi de vários profissionais da área, e o mais importante, vivi a experiência em meus próprios fios.

    Sinto muito não concordar com vc Bia, mas eu não sou a única que tenho essa opinião negativa sobre a guanidina, muitos profissionais também tem essa mesma opinião, ao longo de anos eu ouvi vários.

    Abraço;

    Ericka Eli

  6. Galba;

    O shampoo clear? shampoo comum de caspa?

  7. Bia disse:

    Não sei pq vc pediu p eu ter respeito concernente a vc. Devido ao fato de ter te chamado de leviana? Ao meu vê não faltei c respeite em momento algum em ter te chamado de leviana.

    Dicionário leviana:
    - que julga ou procede irrefletidamente; inconsiderado, imprudente, precipitado.
    -de característica ou de procedimento inconsistente.

    Ou seja, só achei q vc foi uma ou algumas das características a cima.

    Vou enviar um link dentre muitos sobre os tipos de químicas utilizadas.

    http://cabeleireiros.com/entrevistas/os-mitos-sobre-relaxamento

    E em relação no seu “eu só acredito vendo”, eu vejo vários cabelos lindos c Guanidina. Assim como vários cabelos lindos c Tio e vários cabelos lindos c sódio.
    E em relaçao a gastar c tratamento depois de fazer química, isso p mim seria natural já q o cabelo é agredido, desistruturado, realinhado. Enfim…

  8. Bia;
    Só estou me dando ao trabalho de ainda responder pelas minhas leitoras, que podem ficar confusas, achando que eu poderia ter escrito esse post sem conhecimento para tal, então vamos esclarecer os fatos.
    Você Bia, continua insistindo (de forma presunçosa) primeiramente em afirmar que minhas declarações são “inconsistentes ou irrefletidas”, quando elas são fruto, na verdade, de 2 anos de estudos (Hair Academy) “in loco”, entrevistas com muitos profissionais, e ainda uma vida inteira de observação (inclusive no exterior).Leviandade para mim não é elogio, e vc agora ainda se deu ao trabalho até de compilar o Aurélio, ora me poupe…

    Não há nenhuma novidade em seu link que eu já não tenha visto ou estudado,agora o detalhe é que eu, com todo conhecimento na área que eu tenho, continuo não gostando de guanidina, e não vai ser você que vai mudar a minha opinião, pois eu acredito no que eu vejo… Além da minha formação em cabelos, meu lado publicitário e jornalístico não me permite acreditar em promessas de empresas capitalistas e fabricantes, que sempre tem um “diferencial” para oferecer, hahaha… (Essa é velha!)Publicidade é colocar uma bela modelo na caixa ou na campanha de um produto para que ele venda, mas na verdade ela nunca usou ou usará aquilo… Ou vc acha que as atrizes famosas e ricas usam mesmo os produtos que anunciam? Você não sabe o que é uma reunião de casting…

    O meu recado está dado, EU PESSOALMENTE NÃO GOSTO de guanidina, tradicionalmente, deixa o cabelo opaco, com aparência “esticadinha” e nem de longe dá o resultado que outros ativos possam dar.O mais interessante é que por ter a molécula maior, a danada da guanidina fica mais tempo no fio, talvez por isso gere tanto endurecimento e opacidade.

    O que talvez possa dar um resultado melhor é a metodologia americana de injeção de ceramidas durante o processo, (poucas podem), mas fora isso, o cabelo não fica lindo, nem de longe.

    Eu já dei o meu recado, vc deu o seu, então continue com os seus “cabelos lindos com guanidina” e pronto. Pode ter certeza que quando eu ver esses cabelos lindos (ao natural, sem acabamento), a primeira coisa que farei vai ser uma nova matéria aqui para dizer que estava enganada.
    :)

  9. melissa disse:

    Realmente concordo com vc Ericka, uso guanidina e conheço muitas pessoas que usam e tanto eu como na maior parte dos conhecidos que usam concordam que a guanidina deixa o cabelo extremamente ressecado.

  10. christiane disse:

    uso guanidina e meus cabelos estão cada dia pior, estou esperando um tempo para mudar de produto e concordo com você, guanidina é horrivel.

  11. Amanda Kreves disse:

    Nossa que briga por causa da Guanidina, cada cabelo é uma sentença e cabeça é uma sentença. Vamos respeitar a opinião da Ericka que teve experiências ruins com a química e pronto, sim Éricka eu acho que todos os produtos de relaxamento precisam pelo menos de uma reconstrução e hidratação, sempre. Para a Reconstrução como os os cbaelos ficam muito ressecados por causa da química eu recomendo ao menos uma vez por mês a Midollo di Bamboo da Alfaparf, ela é especializada para reconstrução profunda dos cabelos extremamente danificados e enfraquecidos, e e durante o mês uso e recomento a linha Nutrisedutcion também da Alfaparf.

  12. Tatiana disse:

    Ericka obrigado pela sua coragem de falar mal desse produto tão famoso, que por anos acreditei que era bom p/ o meu cabelo apesar de notar que ele estava ficando cada vez mais ralinho e ressecado..

    gastei muito em recuperações, hidratações, e fiquei desconfiada dos profissionais que me tratavam, pois meu cabelo natural é fino, ondulado e cheio, muito diferente do que estava se tornando..

    decidi nao relaxar mais no salão, só tirar as pontas e hidratar, mesmo a contra gosto do profissional..
    o resultado foi que um ano depois eu vejo que um cabelo cheio na parte crescida e um alisado quebrado e minguado na parte onde ainda tem quimica..

    a questa agora é, o que eu posso usar nesse cabelo apos um ano sem aplicar guanidina? o que devo aplicar na raiz e nas pontas? é obvio que não vou fazer em casa, somente quero comparar a sua opnião com a do profissional que vou procurar p/ não ser enrodada novamente..

    obrigado, um beijo!

  13. Carla disse:

    Olá Ericka! sobre a escova de guaraná vc sabe algo a respeito?beijos

  14. Mada disse:

    Penso que você não teve sorte ao usar a guanidina, que é uma pena. Utilizo guanidina desde que comecei a fazer alisamento para mim é ótimo, meu cabelo tem brilho e vida. Outra a famili do Tioglicolano não funciona no meu cabelo, claro que respeito sua opinião afinal de contas existem várias razões para que os eu cabelo tem ficado muito “seco” expressão usado por você. Espero que tenha se encontrado aí nas Guianas.

  15. Gabriela disse:

    Nossa, mas realmente eu já uso guanidina há muito tempo porque Hair Life( o único diferente que usei) nem fazia falta e é fato que a guanidina é super “indicada” pelos salões, talvez até mesmo para entrar nesse ciclo vicioso, pois bem já faz quase 10 anos que uso guanidina e menina, meu cabelo está literalmente esfarelando, está horrível com progressiva não adiantou mais nada, eu faço selamento térmico, faço tudo, passa duas semanas parece que não fiz nada.
    Então vou cortar ele e vou começar a usar ele ao natural.
    Mas gostei do seu tópico, era algo que nunca tinha lido e se não fosse você quem sabe daqui um tempo continuaria na guanidina =P

  16. Lais disse:

    Engraçado..neste post ela fico tão ofendida que só respondeu o comentário dessa tal de Bia ao invés de responder a das outras leitoras que são mais importantes! Cada um tem um tipo de conhecimento..ninguém sabe mais que o outro! Se fosse boas cabelereiras não ficariam discutindo e sim iriam entrar em um acordo!

  17. Laís;

    Seu comentário é interessante (aliás uma das coisas mais sem nexo que li nos últimos tempos):

    “Cada um tem um tipo de conhecimento..ninguém sabe mais que o outro! Se fosse boas cabelereiras não ficariam discutindo e sim iriam entrar em um acordo!”

    Será que um médico que fez especialização sabe “menos” que um que fez? Será que alguém que estudou anos inglês sabe falar menos que alguém que nunca estudou? Será que quem estuda, pratica, se forma, pesquisa, não sabe um pouco mais que aquele que não se esforça?

    Será que eu teria que entrar em acordo com esse tipo de “profissional” que lucra com mil e um tratamentos para desembuchar o cabelo detonado pela guanidina?

    Será que você é apenas mais uma dessas “profissionais”? Ou é apenas uma autora de um comentário infeliz, que não serviu pra nada?

    Ericka Eli

  18. Gabriela;

    Minha linda, cabelo com guanidina é mesmo uma tristeza. Deixe ele ficar ao natural de novo e tente outro tipo de tratamento, vc vai ver como vai melhorar.

    Beijocas

    Ericka Eli

  19. Rodrigo disse:

    Ericka tudo bem? Gostei da matéria achei interessante. Eu particularmente não gostava da guanidina eu só usava tio.
    Ai fiz a experiencia com a guanidina no cabelo da minha mãe e axei que o resultado foi um cabelo mais liso, mas ficou exatamente aquilo que voce falou. Ficou um liso com aspecto seco eu não gostei disso. Claro que pra vir com uma progressiva ou inteligente em cima deste alisameno o resultado fica melhor.
    Eu ja usei Tioglicolato no cabelo dela tambem em outros tempos e não sei te dizer realmente se fico satisfeito com o resultado porque ele é mais trabalhoso na sua aplicação embora eu não fique tao preocupado se 5 minutos a mais se passarem pois creio eu que o Tioglicolato com alguns minutos a mais irá dar uma quebra como acontece com a guanidina quando se passa poucos minutos pois o tempo de ação dela é mais rapido.
    Realmente o Tio dá um efeito melhor porque não deixa o cabelo ressecadão que nem a guanidina , porem tambem não alisa muito.
    Experiencia própria é com meu cabelo que chega a me dar muito ódio, mesmo sendo cabeleireiro eu confesso que fico pensando em metodos pra ele, pois meu cabelo é do tipo ondulado mas indefinido ele não cria ondas bonitas eu Amo cabelos ondulados e adoraraia que o meu tivessem ondas bonitas mas não é o caso rs pois tenho muitos “redemuinhos” acho que isso prejudica. Mas a “fibra” em si do cabelo é boa é lisa. Dá pra entender? rs
    Eu já fiz uso incontáveis vezes com tioglicolato todos claro com a força adequada a meu cabelo que é um cabelo grosso e muuuiiiito resistente. Até hj n encontrei um que me desse um resultado satisfatório pois todos os que já utilizei mesmo que eu deixe 40 minutos no MINIMO, não fazem nem cocegas nele acredita? ele fica liso na hora que lava e ainda assim nem tanto na hora que seca. Mas depois de uns dois ou tres dias ele está normalzinho como se não houvesse feito nada. Frustrante.
    Cheguei a dar mais aplicações nele em outros tempos para realmente conhece lo e ver com que tempo ele tem alguma reação, e cheguei a contar mais de tres aplicações de em media uns 30 minutos e nada de resultado rsrs é trágico!
    é claro que depois de tudo isso o resultado é um cabelo mais elástico com certeza, mas liso mesmo que é bom nada, até que me canso e corto tudo pra começar do zero.
    A unica experiencia que deu certo até hoje foi na época que fiz luzes muitas luzes e depois também tinha feito várias progressivas. Ai ele deu uma boa alisada e ficou comportadinho, luzes com ox de 40 ainda por cima. N sei o que fazer com ele.
    Atualmente experimentei o Lithiun e gostaria de saber mais informações a respeito. As que encontro na net são muito vagas dizendo apenas que e menos agressvoi e com poder de alisamento menor que a guanidina. Eu passei e axei que meu cabelo deu uma relaxadinha,e não quebrou. O que pensei que poderia acontecer, pois eu estou com o cabelo pintado XD eu e minhas experiencias.
    É que eu estou com ele na máquina 4 mais ou menos e eu havia ha uns tres meses atras passado tinta nele pra clarear , n gostei e voltei ao natural. Ai agora passei o lithiun pra ver qual era o resultado dele, n quiz cortar td de novo p experimentar… ams enfim se puder falar um pouco a respeito será muito legal e um alisamento adequado pra mim.bjs

  20. Olá Rodrigo,

    Pelo que sei, o lithium dá um resultado parecido com o sódio, um liso com mais brilho, com a vantagem de ter a aplicação mais facilitada, levando em consideração que o sódio é complicadíssimo (só para quem tem muita experiência). No meu curso só tive prática com a guanidina e o tioglicolato. Sódio eu usei nos meus próprios cabelos quando era adolescente. O sódio é ótimo para alisar cabelos resistentes, porém a maioria dos profissionais tem medo de utilizá-lo, ele dá um liso com brilho mas também não é compatível com mais nada. O lithium seria então o irmãozinho do sódio. A guanidina em alguns casos pode colorir mas dá aquele ressecamento e opacidade horrorosos…

    De qualquer forma, tem o site da Italliam Hairtech que explica bem sobre eles:

    http://www.itallianhairtech.com.br/2007/?st=7&pg=2&ct=2

    :)

  21. Juliana disse:

    Boa Noite,gostaria de saber qual a química usada no beleza natural?alguém sabe?

  22. Karina disse:

    Oi Juliana,

    Recentemente mandei um e-mail para o Beleza Natual, pois queria saber a base da química usada no relaxamento. Veja a resposta deles:

    Karina,

    O princípio do Super-Relaxante é o hidróxido de cálcio. Trata-se de uma química que potencializa a beleza dos cabelos naturais. A nossa química é aplicada somente em nossas filiais, não sendo comercializada.

    Beijocas,

    Equipe Beleza Cacheada

  23. Antonella Fiorucci disse:

    Ericka, por favor, eu preciso muito da sua ajuda! Eu li o seu post a respeito da Guanidina e você disse exatamente o que eu estou sentindo! O meu cabelo, antes de começar a aplicar produtos químicos, era cacheado e cheio de brilho! Depois que eu comecei a alisar, ele ficou muito crespo! Eu uso alisantes há anos – uns 8 anos, mais ou menos. Já usei hidróxido de sódio e guanidina. Estou – estava, na realidade – usando a maldita da Guanidina, que foi sugerida por um cabeleireiro oportunita (como você mesma disse). Eu não lembro direito como foi a minha passagem de uma química para outra, mas lembro que teve uma época que o meu cabelo estava meio quebrado. Por causa disso, não mudei mais de química e já estou usando Guanidina há 2 anos e meio, por medo do meu cabelo quebrar novamente, caso eu mude de química. Mas eu, durante esses anos, sempre odiei a Guanidina. Minha persistência nela foi somente o medo e a vontade de estar com a raiz lisinha (que hoje é crespa). O meu cabelo sempre fica sem brilho e com uma aparência de palha, como você descreveu.

    Poxa, eu não aguento mais isso, eu me sinto muito mal e a minha autoestima vai embora. Eu tenho 19 anos e você deve imaginar, eu vou ao colégio, tenho curso, sempre estou com pessoas da minha idade que realmente reparam muito. E eu me sinto muito mal ao perceber que o meu cabelo está parecendo uma vassoura.

    Eu queria mudar da Guanidina para o Tioglicolato (X TENSO), porque sempre me disseram que o Tioglicolato ia deixar o meu cabelo lindo, natural, do modo que eu quero. Mas eu ainda tenho receio do cabelo quebrar caso eu mude de química. Por conta disso, eu parei de passar alisante. Já não passo nenhuma química no cabelo há um mês e a raíz cresceu alguns centímetros. Por sorte eu encontrei o seu site – eu estava procurando exatamente sobre isso no Google. Queria saber se eu poderia ir a um salão bom e pedir para que usassem o X TENSO apenas na raíz, protegendo o resto do cabelo (como você fez). E se eu não puder, o que devo fazer para poder passar a utilizar o X TENSO, que eu tanto desejo!

    Eu agradeceria muito, de coração, se você puder me ajudar, Ericka. Ultimamente eu só tenho encontrado pessoas oportunistas, que dizem para eu continuar utilizando a Guanidina, e que ainda têm a cara de pau de falar que o meu cabelo está bonito. Já fui perguntar a um cabeleireiro sobre isso e ele me disse que faria um desconto ótimo, caso eu resolvesse continuar a utilizar a Guanidina. Olha que absurdo!

    O seu cabelo está lindo pela foto e é exatamente da cor e do tamanho do meu. Por favor, me ajude a chegar ao resultado que você chegou!

  24. Antonella;

    Você vai fazer a troca química mas vai precisar ter paciência. Primeiramente adquira um secador de boa qualidade (com íons) e uma boa chapinha fina, se possível turmalina. Vai ter que deixar essa raiz crescer, e toda vez que lavar vai aplicar um bom defrisante e vai secar puxando essa raiz com a escova (fazendo brushing) e após seco, passar a chapa nessa raiz, para igualar a raiz crespa da parte já alisada.

    Com o tempo vai pegar a prática, vai precisar fazer isso durante alguns meses, até ter (no mínimo) um palmo de raiz crescida, que é uma boa margem de segurança para o profissional que irá fazer o procedimento futuramente. Não desanime, na minha gravidez eu passei uns 10 meses sem alisar, usando o secador e a chapinha para igualar a raiz crespa do cabelo liso… Meu cabelo é crespo e bem volumoso, dava trabalho, só alisei depois que meu filho tinha um mês, meu cabelo estava na cintura, mais tinha quase dois palmos de raiz crespa que vivia disfarçada heheeh…
    Mas não pense em resultados à curto prazo, pense que daqui uns meses vc muda e visualize seus cabelos bonitos de novo. Durante a “fase negra”, use produtos que baixem o volume no dia à dia. Quando estiver sem tempo de secar/chapear, use um gel e prenda no rabo de cavalo. Hidrate sempre, isso vai manter a raiz sadia e facilitar a escova.
    Faça também UMECTAÇÃO:
    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/03/umectao-capilar-leo-nos-cabelos/

    A umectação vai ajudar a manter essa raiz quietinha. Use nesse período produtos para cabelos crespos, com proposta de diminuir o volume e vá disfarçando. Quando for realmente alisar, procure um salão que utilize X Tenso ou Wellastrate.

    Paciência!

    Beijos

  25. Antonella Fiorucci disse:

    Ericka, muito obrigada pelas dicas e sugestões. Eu agradeço muito, de coração! Vou deixar o cabelo crescer um palmo e não vou desanimar mesmo. Estou cansada da Guanidina e acho que ao invés de alisar o meu cabelo e deixá-lo bonito, deu um resultado contrário. Então, adeus Guanidina da minha vida! E eu li o seu post a respeito de umectação e achei muito interessante. Vou começar a fazer no meu cabelo, com certeza.

    Ah, eu tenho uma dúvida sobre Desmineralização Capilar. É verdade que fazendo essa “desmineralização capilar”, qualquer química sai completamente do cabelo? Se isso for verdade, eu poderia fazer isso no meu cabelo ao invés de esperar ele crescer (para mudar de química)?

    Obrigada, novamente, pela resposta!

    Beijos!

  26. Antonella Fiorucci disse:

    Ericka, entre hidróxido de sódio e tioglicolato (X TENSO), qual é o melhor?

  27. Ericka Eli disse:

    Antonella;

    Vai depender do tipo de cabelo, espessura do fio, densidade, e outras variáveis a serem analisadas pelo profissional.

    :)

  28. CAMILLA disse:

    Olá Érika, tudo bem ?

    Comprei Monovin A, um produto injetável para cavalo que utilizado nos cabelo humano gotas no shampoo, que acelera o seu crescimento. Vc acha que é mito ou verdade ? É prejudicial à saúde ?
    aguardo ansiosa sua resposta. Bjs!

    Camilla

  29. VIRGÍNIA disse:

    Olá Érika,

    Há anos uso relaxamento a base de amônia nos meus cabelos e até agora deu certo. Também uso tonalizante. Porém, estou querendo comprar o produto OPTI SMOOTH CREME DE RELAXAMENTO da Matrix, que pelo que entendí, funciona como uma escova progressiva. Neste caso, após a aplicação, posso usar o Creme Neutralizante da L’Oreal ? Estou confusa….Me ajude!

    Bjs!

  30. Ericka Eli disse:

    Camila;

    Tem um post sobre xampu bomba (monovin) aqui no site. Dá uma lidinha.

  31. Ericka Eli disse:

    Virgínia;

    Primeira pergunta: Esse OPTI SMOOTH CREME DE RELAXAMENTO é a base de quê? Você já se certificou se é compativel com a base alisante atual do seu cabelo?

    Bj

  32. débora disse:

    olá ericka tudo bem?achei seu blog por um acaso fazendo pesquisas sobre o relaxamento matrix no google.assim como você eu também já usei guanidina(salon line,amaci hair que foi o ultimo)até que a menos de dois meses estou morando em manaus,sou do rio e fiquei com muito medo de cuidar dos meu cabelos aqui,sou negra dos cabelos crespos e fracos mas deve ser por causa da guanidina.a raiz do meu cabelo começou a crescer e comecei a ficar desesperada e resolvi fazer relaxamento no cabelo num salão no parque 10,um bairro aqui em manaus.a minha cabeleireira disse que é da yellow,eu perguntei se era a base de guanidina e ela disse que não,que era a base de queratina.atá aí tudo bem,aqui sempre que relaxam o cabelo,na hora fazem uma escova mas quando passou uns dias e eu lavei o cabelo pra tirar a escova e minha raiz estava horrorosa e crespa ainda,parecia que eu não tinha feito nada e duas semanas depois voltei lá pra fazer escova e peguntei a ela o por que disso e ela disse que é porque ela não pode usar um produto muito forte pois meu cabelo é fraco e à medida que eu for fazendo é que eu vou ver o resultado.só que esse relaxamento da yellow relaxa e alisa e eu quero um relaxamento que relaxe e enrole(paguei 130 reais por isso,e lá no rio chorava achando que o beleza natural era caro)!perguntei a ela se o relaxamento da matrix enrolava e ela disse que sim,mas perguntei a uma funcionária de um site que vende o produto e ela disse que não,então perguntei se ela saberia me informar qual que relaxa e enrola pois não quero meus cabelos esticados e sim enrolados e relaxados,e ela disse que tem um chamado dulcia tônica.você já ouviu falar erick?queria uma dica e agora vou ter que ficar mais alguns meses sem passar nada até definir o que vou usar para enrolar e relaxar meus cabelos que são cheios e crespos.obrigada.

  33. Ericka Eli disse:

    Débora;

    Dulcia Tonica é o líquido de permanente da Lóreal, se não me engano. Olha, para relaxar e enrolar, o ideal seria fazer uma permanente afro, acontece que o seu cabelo tem guanidina, então não dá pra fazer, pois os produtos de permanente afro são a base de amônia.Teria que deixar crescer virgem para aderir a Permanente Afro.

    Não conheço esse produto da Yelow, mas se vc não está satisfeita, não hesite em trocar de salão, pesquise bastante antes e pergunte de tudo antes… Hoje em dia, encontrar uma cabeleireira que satisfaça é difícil, mas vale a pena a busca.

    :)

  34. Gisele Fagundes disse:

    Olá,

    Fiz 2 vezes já escova progressiva de guanidina o resultado é so no dia mesmo quando lavo fica liso e meio cacheado e o pior armado, igual uma juba de leão que não tem que a dome! Faço chapinha todos os dias porque o cabelo fica horrivel nem parece que foi feito escova e paguei R$250 nas 2 sessões, queria outra alternativa porque a raiz já esta bem crescida mas nao queria fazer essa escova novamente, queria uma que eu possa usar sem cortar meu cabelo e nem eu ficar careca depois, queria liso tipo japonesa mesmo, isso é um sonho? me responda!

  35. Ana disse:

    Éricka,

    O meu cabelo stá acabado. Meu cabelo era tão bonito ao natural, mas eu não dei valor. Quando comecei a utilizar a Guanidina tornou-se um vicio e hoje eu já não sei o que fazer. Tenho um cabelo grosso, ralo, ressecado e poroso. Já fiz inumeras hidratações, mas nenhuma resolveu. Eu ODEIO a Guanidina.
    Eu quero aposta em uma outra quimica. Qual é a sua indicação?
    Um grande abraço!!!!!!!!!!

  36. Isabella disse:

    Oi, Erica! eu acompanho seu blog há uns meses, percebi que voçê tem conteúdo para passar, um bom conhecimento com uma desenvoltura clara, deve ser uma ótima profissional, pq leva a sério e com responsabilidade oque faz. Gostaria de saber oque se trata de ED limpa? e onde eu posso encontrar, já que todas que eu vejo por ai são com o Bicho! sou cabeleireira faço, progressivas, definitivas etc, mas essa limpa sou leiga no assunto. Agradeço desde já. Bjs Isa

  37. Ericka Eli disse:

    Gisele;

    Se essa tal escova não te satizfaz, espere a raíz crescer e mude. Veja o comentário acima que eu deixei para Antonella.

  38. Ericka Eli disse:

    Ana;

    Deixe crescer e mude, se não funciona, mude!

  39. Ericka Eli disse:

    Oi Isabella;

    ED limpa, sem “o bicho” rsrsrsr… Seria Escova Definitiva limpa? ED limpa é feita com tioglicolato. `Respondi sua pergunta? Acho que não entendi…

  40. Jessica disse:

    Caracaaaaa…. Érika, pelo o que vc falou, vc sabe muito a respeito da guanidina ( e fala super bem ) Parabens ! Ja virei sua fã …

    Me responde uma pergunta ?
    Bom á um tempinho atraz, eu usei tioglicolato, e sem saber, do nada, passei a usar a guanidina ( ela deixa meu cabelo ressecado e duro). Me lembro que quando eu fiz o erro de usa-la pela primeira vez, eu nao pude pentear meu cabelo quando secou, porque ele ficou duro, fragil d+ e outra, se eu penteasse, ele quabraria todo, porque ele ressecou de uma tal forma que a unica maneira que eu encontrei que funcionou foi fazer uma escova progressiva, dois dias depois, o que tambem foi um erro, pois eu deveria ter espera um tempo, mas o que eu iria fazer se meu cabelo nao dava nem pra pentear ? Ficou muito dificil pra mim resolver essa questao na época, e daí, foi o que aconteceu, eu fiz. Bom ou ruim, foi a unica maneira que me permitiu pentear meu cabelo, se não, eu estaria sem pentear ele até hoje ( rs … ), e olha que isso tem uns 5 meses heim … rs..

    Eu achei que rle tinha ficado assim por causa da maneira errada da aplicação, mas nao foi! Depois, quando minha raiz estava enorme, eu fiz de novo, e de novo aconteceu , meu cabelo estava duro! E so consegui fazer com que ele ficasse um pouco melhor, foi com a queratinação ( queratina, escova e piastra ) que fiz depois, porque se nao fosse isso … Puts …

    Daí, fiquei puta com as quimicas e resolvi deixar meu cabelo crescer o natural enroladinho. Cortei a maior parte do cabelo onde tinha quanidina e tioglicolato, e ainda tem uma parte a ser cortada. Mas a pergunta é, como cuidar desse meu cabelo crespo que está crescendo ? Comprei uma escova marroquina da Kerafios, e assim, eu a usarei mas nao com a intenção de alisar e sim de soltar os cachinhos, ja que nao vou cachear. Você acha que estou fazendo uma boa escolha ? Como cuido desse meu cabelo crespo e lindinho ?

    Obrigada,

    Beijos

    Jessica L.

  41. Ericka Eli disse:

    Jessica:

    Ultimamente, eu ando meio desencantada com as progressivas, dá uma lida nesse post:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/tem-na-minha-escova-possessiva/

    Tem dicas para cuidar de cabelos crespos/afro aqui:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/01/como-cuidar-dos-cabelos-afro/

    Caso resolva alisar, esqueça a guanidina… Se seu cabelo for fino ou normal, pense no X Tenso ou nesse produto aqui(mais em conta):

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/02/eu-testeilisahair-3-gerao/

    Se for grosso, sugiro WELLASTRATE forte. Não faça nada sozinha, procure um profissional para fazer teste de mecha e aplicar o produto, mesmo que vc leve o seu produto, viu.

    Abraço;

  42. mayara disse:

    olá,Erika
    gostaria de saber com quanto tempo depois de passar (a maldita)guanidina no cabelo posso mudar para o WELLASTRATE?
    me passa tbm um bom creme de hidratação capilar POIS NAUM AGUENTO MAIS ESSE RESSECADO DO MEU CABELO
    bjo
    obrigado

  43. cristiane disse:

    olá estou desesperada, usava guanidina por anos e depois de um certo tempo meu cabelo já nao estava mas ficando legal com ela, ai minha cabelereira me indicou o tioglicolato e fiquei mais de 6 meses sem passar a guanidina para mudar de quimica. Bem passei o relaxamanto a pimeira vez e deu tudo certo na segunda troquei a marca do relaxamento para um da salon line e meu cabelo começou a quebrar e meuito so na parte da frente, ja nao sei mais o que fazer, estou usando produtos recontrutor mas queria alguma dica do que fazer, estou com medo de ficar careca so na frente.. me ajude

  44. Cris disse:

    Oi Ericka tudo bem? Uso guanidina no cabelo somente para relaxamento. Realmente meu cabelo está ressecado e quase sem vida. Quero fazer alisamento, e gostaria de saber de um ativo que seja compativel com guanidina, mas melhor. Obrigada!

  45. Ericka Eli disse:

    Cristiane;

    Agora vou te passar como recuperar esse cabelo com quebra química:

    Vinagre de maçã: aplicar com pincel, deixar apenas 10 minutos, retirar, proceder com o kit RMC azul (repositor de massa capilar) da AMEND.

    Então, o kit RMC você pode usar toda semana, mas com a aplicação do vinagre antes, somente de 15 em 15 dias.

    Agora uma linha boa para você usar no dia a dia é a máscara REVITRAT da DERMAGE , que é um dermocosmético e superfunciona nesses casos, o nome do produto é

    Máscara Capilar Revitrat Nutri Power Mask

    Fórmula ultraconcentrada para tratamento intensivo da fibra capilar.

    E você pode usar com o shampoo

    Shampoo Revitrat Resistance, também da DERMAGE (procura no google)

    Outra opção é a linha KERASTASE RESISTANCE, que só vende em salões (embalagem verdinha), dá uma olhada neste link para ver a foto dos produtos, eles são mega caros mas funcionam:

    http://www.kerastase.com/sites/_pt/_br/products/range-resistance.aspx

    Bom, fora a linha do dia a dia e o kit RMC, o que vc ainda pode fazer quinzenalmente para recuperar esse cabelo é:

    -Plástica Capilar feita em casa:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2010/06/plstica-capilar-faa-em-casa/

    - Glicopan Pet:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2010/09/fios-detonados-glicopan-pet-neles/

    NO SALÃO DE BELEZA:

    O tratamento de salão que eu sei que faz maravilha é o da JOICO, tem de ver um salão que faça a reconstrução K PAK da Joico, é um complexo quadraminico que trata profundamente a fibra.

    Tem que ficar uns meses sem química só tratando viu.

    :)

  46. Ericka Eli disse:

    Cris;

    Guanidina é imcompatível com outros ativos que eu poderia te indicar, então tem que deixar crescer para fazer a troca.

    Leia esse post:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/trocando-ou-abandonando-alisamento/

  47. GAROTO21 disse:

    Olha eu fiz progressiva, fiz definitiva com tioglicolato e nada resolveu para meu cabelo ficar liso gastei horrores com salões caros etcc.. e talll, eu sou branco mas meu cabelo realmente é muitoooooooo crespo afro mesmo é muito ruim e ´difícil de alisar com o tioglicolato deu uma melhorada mas não ficou muito bom o aspecto, até que eu resolvi comprar guanidina para passar no meu cabelo mesmo sabendo que é totalmente incompatível com tioglicolato e o risco de cair é muito grande, mas pensei como sou homem qualquer coisa se cari eu raspo e nasce de novo hhehehe, até que fiz uma amiga minha que é cabeleireira num dos melhores salões de POA passar em mim, ela não queria passar prq disse que ia cair todo meu cabelo mas eu fiz ela passar mesmo assim, por sorte realmente não caiu pode parecer inacreditável mas meu cabelo é muito resistente, única coisa que aconteceu é que eu fiquei com o couro cabeludo bastante irritado, meu cabelo ficou bem seco mas com o aspecto bem melhor do que antes, ela usou a linha da MATRIX e sendo assim comprei todo kit de manutenção uma coisa que eu acredito que deve ajudar muitooooo para manter o bom aspecto do cabelo e to sempre fazendo hidratação nele,no momento o aspecto dele está bom.

    Uma coisa eu acho tem muita gente que vai e faz procedimentos nos salões e depois não faz uma manutenção adequada e quer que o cabelo fique lindo e maravilhoso e ainda coloca a culpa no profissional que fez, creio que a manutenção de qualquer procedimento é muitooo importante.

    Érika sou fã das suas postagens, agora em maio estou iniciando o curso de cabeleireiro no SENAC.

    SUCESSO

  48. Joana disse:

    Usei guanidina no meu cabelo por um tempo. E era lindo! Só o que me incomodava era a rigidez, o excesso de caspa e o aspecto não muito bonito no dia que eu fazia a transformação. Mas depois eu hidratava e ficava lindo. Hoje eu uso tioglicolato de amônia, mas posso afirmar que não tive nenhum problema ‘grande’ com a guanidina, troquei por causa das caspas, que estavam chegando em um ponto crítico. Aliás, o tioglicolado é bom, mas não deixa meu cabelo tão bonito como a guanidina. Depois que troquei pelo tioglicolato, meu cabelo tá mais fino, as pontas aparecem logo e não alisou quase nada. Meu cabelo é liso até a altura da orelha e fik cheio de cachinho nas pontas. Eu nunca gostei de cachinhos, e principalmente aquele mal, que todo mundo que tem cabelo cacheado sabe: aquele “contorno” em volta da testa mais crespo e menor que o cabelo… É terrível. Mas voltando ao assunto. Acho que cada cabelo reage de um modo diferente a cada tipo de cabelo. Só não volto a guanidina por causa do excesso de caspa só. Mas o resto era tranquilo. Bjus!

  49. Daiane disse:

    Olá, Erika tudo bem?
    Olha sei bem o que vc tá falando viu guanidina ,deixa o cabelo uma palha super ressecado.Vivo na europa há muitos anos,por aki tbm só se vê guanidina.Minha mãe usa e quando ela estava no Brasil usava tio, não sei pk quando ela veio para Portugal o cabelo dela quebrava muito e uma das vezes quebrou kase todoo ( acho que aplicação indevida ), então uma “profissional” resolveu indicar para ela guanidina.
    Hoje ela continua com a gunidina só que o cabelo dela tá tão ressecado feio pontas espigadas,uma vassoura.
    Eu uso tio e gostoo muitoo,usava a marca do salão que eu ia mas me mudei de morada, ai tive que mudar de salão, então para onde fui consegui achar aquele da wella wellastrate, usei esse da ultima vez o mais fraco e foi muito bom.
    AGRADEÇO POR VC COLOCAR AQUI SUA OPINIÃO SINCERA, É MESMO UMA PENA QUE NEM TODOS SÃO ASSIM.
    bj

  50. rose mary disse:

    ola erica tudo bem ??? olha essa tal de bia ke te chamou de leviana ,nao deve ser uma cabelereira nao,ela deve ser dona de alguma fabrica ke fabrike a guanidina ou ser uma representante de vendas do produto,e por isso ela nao se impórta se os cabelos vao cair,quebrar,danificar ,endurecer ou perder o brilho [que é exatamente o ke a guanidina faz ],ela que mais e vender,e por isso ela ficou tao brava com o seu post,,,mais eu posso ver nos meus cabelos tudo o ke vc disse aki,vc sim entende do assunto,,pois eu gosto de pessoas possitivas como vc ,ke quando nao gostam nao escondem isso por medo,,eu axo ke a guanidina veio simplismentes para fazer um grande rombo em nossos bolsos,,,,o cabelereiro ke insisti em usar a danada..guadidina..acaba levando a fama se ter feito nada,pq a culpa cai nas maos dele,e ele nao enxerga isso ne erika?? adorei vc ,a partir de agora vou ser seguidora da sua pagina..vc é das minhas,sou cliente nao profissional ,mais conheço a fundo os estragos da guanidina,a 2 semanas atras a minha sogra caiu na besteira de fazer o mesmo e se deu tao mal,pois o cabelo dela e muito fino e o resultado negativo da maldita guanidina nao esperou 1 mes p detonar o cabelo dela nao,a quebra foi assim ke ela tirou a escova ke ela fez apos o alisamento..coitada ate chorar ela chorou,,,,maldita gua8nidina
    pois bem encerro por aki,pois ja falei d+…mais deixo aki,minha satisfaçao em ouvir todas as suas dicas..parabens ,estudou e entende do ke fala,,,uffaa ,acabei .rsrsrs,,,bjkas mil flor

  51. Luana disse:

    Adorei o site, com certeza serei leitora frequente, até porque meu cabelo é crespo e a guanidina realmente tornou me cabelo fraco,opaco com aspecto de liso esticado horrível

  52. ana disse:

    tenho cabelo muito crespo e tenho tambem caspa estou desesperada nao quero usar relaxamento pois tenho alergia por favor me ajuda diga me se tem algum relaxamento natural que posso usar em casa

  53. Ericka Eli disse:

    Ana;

    Olha, relaxante eficaz sempre tem química, e devido a sua alergia realmente não aconselho. Você deveria procurar um dermatologista para acaber com essa caspa e investir em bons produtos para assumir os cachos.

    Existem novas escovas redutoras no mercado que dizem ser naturais, mas não sei se provocam alergias.

    :)

  54. Jéssica Garcia disse:

    Oi flor…Me salva pelo amor de Deus uai rsrs… Tinha meu cabelo cacheadinho,natural,até que decidi usar o tioglicolato..Ficou ótimo o resultado, restando apenas ondas que eu AMAVA!!! Porém com a febre das progressivas à base de formol,decidi experimentar esse trem também.Fiz tres, e na quarta adivinha o RESULTADO? TRES DIAS INTERNADA COM PARADA RESPIRATÓRIA VINDA DE UM CHOQUE ANAFILÁTICO,taquicardia, cianose, cefaléia intensa e edema em MMII E MMSS . Mesmo sendo enfermeira, achava que essa estória de formol era conto da carochinha uai… Quase paguei com a vida né? Dai o médico me proibiu de qualquer escova, e você como a exelente profissional que vejo que é,sabe que NAO EXISTE ESCOVA QUE REALMENTE DURE sem formol… Isso foi dito pelo meu médico alergista, doutor Caio Fonseca, muito respeitado aqui em Minas Gerais. Mas voltando ao meu pobre cabelinho…Minha nova cabeleireira me recomendou o hidróxido de guanidina, que segundo ela chegaria mais perto do resultado obtido com o formol… Mais uma decepção: Meu cabelo ficou duro, espigado e minha franja literalmente despencou com esse trem sô… Agora meu cabelo está HORRIVEL, mas não sei qual linha de tratamento indicada para eles…Se vc quiser, te mando fotos pra vc ver a situação do coitado… Gostaria de voltar pro tio, que foi a melhor coisa que já usei no meu cabelo… Quanto tempo tenho que esperar pra esse trem sair?? Beijo flor, e concordo com tudo que vc disse.

  55. Ericka Eli disse:

    Jéssica;

    Leia esse post, nele encontrará as dicas que necessita:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/07/tratando-cabelos-danificados/

  56. Mariana disse:

    Ericka ,

    Depois de ler muito seu blog…. e entender suas explicaçoes, fui a um salão e disse que não me dava bem com guanidina, e queria mudar para tioglicolato, pois meu cabelo apresentava todos os sintomas que vc descreveu.
    O cabeleireiro disse : Só em vc que não da certo ?!…Meu bem não dá certo é em ninguem,,,hahaha adorei ! . Fiz o proceso e ele finalizou com uma london que sei que vc gosta tambem …. Só posso falar que ficou show!!! estou muito feliz … obrigada e continue escrevendo essa maravilhas no seu blog !…

    beijos querida ! ;)

  57. Vanessa disse:

    Ericka,
    Boa tarde. Estava procurando na internet algo sobre ”salon line” a base de guanidina, pois passaram isso na minha franja. Bom, vamos a tragédia.
    Meu cabelo é muito fino, tem a raiz lisa e depois, tipo na altura do queixo, começa a fazer uns cachos. Mas a minha franja não era lisinha por total, ela fazia uma voltinha. Fui a um salão para dar um jeito na ”franja”. Ela me veio com esse produto, disse que era ótimo, que a voltinha ia sumir e que ia ficar lindo. Ha ha. Acabou com meu cabelo! Minha raiz da franja agora está crespa. É desesperador ver minha franja assim e pegar no resto do cabelo e saber que ele era de daquele jeito. Nunca me arrependi tanto na vida. O que posso fazer? Ele vai voltar ao normal? Essa raiz crespa vai desaparecer? Muito desesperador. Me ajuda.
    Desde já grata.

  58. ana disse:

    Erica fiquei sabendo de um produto que se chama amend dizem que e para diminuir o volume do cabelo gostaria de saber se resolvem tambem para cabelos afros

    um abraço
    ana

  59. Bruh disse:

    Olá Ericka… Eu vi suas dicas, suas preocupações e isso dá certa segurança aos seus leitores e querioa sua opinião… Tenho o cabelo bem cacheado… Parecido com o da atriz Lucy Ramos… Não gosto muito do meu cabelo liso, mas a única saída que vejo, pra não está molhando o cabelo todos os dias ao levanter-me é escovando ele… Mas disso também já me cansei…Queria relaxar meu fios, de uma forma segura e que me ficasse ondulado, que me soltasse bastante os cachos e que “secos ao vento” me desse um aspecto natural… Me indicas algum tipo de producto???
    Desde já meu muito obrigada!

  60. Ericka Eli disse:

    Vanessa;

    Tem que esperar a franja crescer, ir hidratando e cortando. Jeito mesmo para voltar a ser como antes, não tem.

  61. Ericka Eli disse:

    Ana;

    AMEND é uma marca, que possui vários produtos, feitos com vários ativos diferentes. De qual deles vc se refere?

  62. Ericka Eli disse:

    Bruh;

    Vá a um salão que trabalhe com X TENSO (L’Oreal) ou com esse produto aqui:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/02/eu-testeilisahair-3-gerao/

    Peça para a cabeleireira fazer o procedimento sem levar o produto até as pontas (deixa um dedo) assim as pontas ficam mais naturais e peça para ele SÓ ESCOVAR antes da neutralização (não usar chapinha antes da neutralização – só depois na finalização)assim o cabelo não fica lambidão.

    :)

  63. ana disse:

    Ola Erica, adorei falar com você, senti sinceridade por você ter dado a dica do salon line. Tem algum relaxamento que você poderia indicar para cabelos super CRESPOS, que não embuchasse tanto?????

    um abraço.
    Ana

  64. Dani disse:

    Ericka concordo com vc! Parabéns pelo blog! E obrigada! Eu tinha um cabelão cacheado, bem cheio,e com fios grossos (vi essa semana umas fotos antigas e fiquei até emocionada), como diz vc “do tipo q o tigliocato não fazia nem cosquinha” (depois de 15 dias o efeito desaparecia), inventei em 2006 de dar guanidina, e realmente como vc afirma aí o meu cabelo ficou bonito logo no início, depois foi mudando para pior, agora tá aqui, parecendo uma vassoura, sem movimento, com pouco volume (até algumas amigas notaram a diferença dizendo q meu cabelo sumiu)… Parei de dar a guanidina tem 8 meses e estou esperando a raiz crescer bastante e vou voltar a dar tioglicolato… Ou o sódio se eu achar por aqui, pq não estou no Brasil… E agora entendo pq os cabelereiros italianos não usam guanidina e não querem nem saber de usar (eu feito uma besta trazia do Brasil). Para quem não acredita, faça como eu, use guanidina por 5 anos e vc verá a diferença… Para pior…

  65. Ericka Eli disse:

    Ana;

    Wellastrate FORTE, fizemos há muito tempo no cabelo de uma senhora, era bem crespo, o profissional tem de ser bom, tem de esperar desestruturar bem, escovar e chapar muito bem. 3 dias sem lavar impreterivelmente (teste de mecha sempre). Não vi seu cabelo, mas estou exemplificando. Após esse tratamento, se não ficar liso satisfatório, após 15 dias escova london ou sachê collor, fica lisérrimo. Mas como disse, sem ver seu cabelo, não dá pra saber se é igual o que eu já fiz.

    :)

  66. Dani disse:

    Corrigindo: tioglicolato/ cabeleireiros italianos… Errar a palavra cabeleireiro num site q fala de cabelos, ninguém merece… rsrsrsrs/ Ericka eu posso dar X Tenso na minha raiz em dezembro q vai fazer um ano q estou sem dar guanidina??? Caso sua resposta seja afirmativa, já pesquisei e graças a Deus eles vendem X Tenso, mas só estou achando para cabelos naturais, sei q para mim seria melhor o produto para cabelos naturais resistentes, será q vai fazer efeito o X Tenso cabelos naturais nos meus cabelos com os fios grossos? Desde já agradeço a sua atenção!!! E um ótimo dia!!!

  67. Dani disse:

    Ericka terminei achando o X Tenso para cabelos resistentes na maior casa de cabeleireiro q tem na minha cidade, não aguentei esperar e dei ontem mesmo só na raiz (tinham feito 9 meses do meu último relaxamento com guanidina), mas antes tive o cuidado de proteger o meu cabelo já alisado, passei manteiga de Karité, por cima coloquei um óleo q eles chamam de “macassar” e para completar tb passei vaselina… Dei do jeito q eles mandaram na bula, só q na hora q passei o neutralizante, amassei o cabelo para ele fazer ondas, para q ele não perdesse os cachos, na sua opinião deveria ter feito assim? Depois para finalizar hidratei as madeixas! Hoje acordei e achei legal o resultado, mas será q vai durar??? Desde já agradeço a sua atenção!!! Um ótimo dia!!! Bjooo!

  68. Jéssica disse:

    olá Erika

    Eu alisei meus cabelos com guanidina ha mais de um ano, e sinceramente, logo após a aplicaçao, eu vi que meu cabelo estava super mal. Estava muito quebradiço, fraco, DETONADO! Sem falar que ao longo dos meses, dá vontade de chorar em lembrar, eu fiquei desesperada, nada funcionava. foi Horrivel! É bom relembrar essa má fase porque eu com certeza NÃO USO GUANIDINA DE NOVO DE JEITO NENHUM.
    Entretanto, cabelo cacheado dá muito trabalho e eu vou alisar novamente. Agora meu dilema é: que produto usar?
    O salão que eu frequento, só usa guanidina e eu provavelmente vou ter que comprar um produto e mandar aplicar. :/
    você teria alguma sugestão? meu cabelo é cacheado, sencivel, e fino. Eu estou me preparando para um novo tratamento com hidratações. Mesmo assim, ele esta um pouco quebradiço. Gostaria de sua opinião.
    VALEU!!!

  69. Ericka Eli disse:

    Dani;

    Se você fez tudo direitinho, creio que vai durar sim. Procure agora manter ele hidratado, usar boas marcas de xampu e condicionador para cabelos com química e fazer tratamentos para manter o liso bonito.

    :)

  70. Ericka Eli disse:

    Jéssica;

    Espere a raiz ficar bem grande para fazer a troca e procure outro salão, que trabalhe com tioglicolato.

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/trocando-ou-abandonando-alisamento/

  71. verônica disse:

    bom eu ja usei sodio meu cabelo ficava ótimo até trocar de cabelereira q passou uma quimica diferente e meu cabelo quebrou ficou anos com aquela aparencia sem vida, mudei para guanidina ela nao quebrava porem nao faz efeito no meu cabelo,
    depois q engravidei fiquei 1 ano sem quimica resolvi passar x tenso da loreal. ficou otimo com brilho so q depois de algum tempo meu cabelo quebrou na franja, pq sera q sempre q passo tioglicolato ele se quebra na frente? voltei para guanidina
    mais não estou muito feliz pq não deixa com brilho e não alisa meu cabelo, mais o q fazer? se o tioglicolato sempre quebra na frente? por favor me ajude..

  72. Camila disse:

    eu uso guanidina, nao faço manutençao, tenho cabelo bem crespo, e ele nao virou uma bucha.
    mas nao aliso meu cabelo, apenas relaxo os cachos.
    o problema está em nao assumir seu prorpio cabelo. pra mim qq cabelo alisado, com qq produto fica ressecado depois de algum tempo. e tds os produtos exigem algum tipo de manutençao.

  73. Dani disse:

    Obrigadão pelas dicas! Essa semana fiz duas vezes a umectação, vi no seu site as informações e tb aquele vídeo q vc adicinou a explicação, agora estou me comunicando com Paula (a menina do vídeo) para achar todos os óleos naturais q preciso aki! Estou turbinando minha hidratação com os óleos q já comprei! Tb junto com os óleos para fazer a umectação estou usando a manteiga de Karité! Vou cuidar deles direitinho, prometo! Beijooo!

  74. Ericka Eli disse:

    Verônica;

    Se tiver redemoinho na frente pode ser a causa da quebra com tioglicolato. O tio só pode ser puxado no sentido de crescimento do cabelo, esse é UM DOS segredos para evitar a quebra.

  75. Jsouza disse:

    eu usava lisahair por mais ou menos uns 5 anos e parei de usa-lo por um queria mudar por causa que me falavam muito da guanidina entao usei me arrependi na primeira vez que passei ficou bom mais na segunda vez que passei depois de 3 meses meu cabelo ficou horrivel ressecou as pontas, ficou elastico…nossa ta horrivel agora gostaria de saber se eu posso voltar a usar o lisahair mais nessa versão nova que saiu que com guanidina porem acho que é melhor da marca da embeleze pois o que usei é da salon line alem de ter desbotado todinho o meu cabelo.

  76. celia marques disse:

    So testemunho de alguem que usou os dois produtos.
    O X-Tenso me deixou com os cabelos como uma bucha. Alem de resseca-los eles se quebraram aos kilos. Tive que ir a um dermatologista para fazer um tratamento de recuperacao.
    Quanto à guanidina, eles ficaram otimos numa primeira vez. Gardei os cachos e eles ficaram macios e faceis de pentear. Entretanto, refiz ha 2 semanas e eles estao um troco de horroroso. Secos nas pontas, esticados como permanente japones na frente e em alguns lugares da parte de tras. Estou lavando a cabeca todos os dias para ver se o produto sai mais rapido e vou utilizar um shampoo anti residuo. Em resumo, como leiga a minha opiniao é que depende do cabelo e do professional. Este ultimo tera que ser honesto suficiente para analisar e dar um parecer no qual tenha em conta somente o seu trabalho final que seja de agrado da cliente.

  77. Ericka Eli disse:

    J souza;

    Troca de ativo químico só com profissional habilitado, tendo uma boa raiz crescida, isso protegendo a parte já processada pelo outro ativo antigo. Lembrando que incompatibilidade química gera consequências desastrosas. Eu particularmente não curto guanidina!

  78. Ericka Eli disse:

    Celia;

    O produto guanidina tem efeito definitivo e não vai sair do seu cabelo com as lavagens, não adianta nada você lavar varias vezes ou usar anti resíduos, isso só vai ressecar ainda mais os fios. Guanidina muda a forma do cabelo de maneira permanente, não é um produto progressivo que sai lavando. Invista em tratamentos:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/desembuchando-guanidina/

    :)

  79. César disse:

    Ericka vc é uma gata!

  80. VALÉRIA disse:

    OI ERICKA, GOSTARIA MUITO QUE VC ME AJUDASSE.
    HÁ MUITO TEMPO USO GUANIDINA E MEU CABELO Ñ É MAS O MESMO MEU CABELO FICOU COM A RAIZ HORRÍVEL, QUEBRADO, FRACO, UM HORROR E Ñ SEI O QUE USAR PARA ALISAR COMO GOSTARIA, POIS ALISO NO SALÃO COM GUANIDINA DE 3 EM 3 MESES E O LISO Ñ ESTÁ DURANDO MAIS NEM 2 MÊSES PENSEI ATÉ Q ERA A CABELEIREIRA MAS AGORA VEJO Q NÃO, ENTÃO TE PEÇO QUE POR FAVOR ME AJUDE PQ O CABELO DA MULHER É TUDO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  81. Angélica Rebello disse:

    Érika
    O meu caso é o mesmo da Antonella mais acima, estou com muita vontade de trocar de química, o pior é que tive essa oportunidade em minhas mãos, pois fiquei um ano sem passar NADA de química nos cabelos, mas acabei relaxando novamente com o raio da guanidina, fiz duas vezes esse ano e a última foi há 3 meses. A cada dia que passa confirmo mais os estragos que a guanidina faz, o meu cabelo perdeu mto volume, ficou fraco e quebradiço, está ralinho, sem vida… Na semana passada, fui a um salão dar um corte e um tonalizante e o cabeleireiro disse: SAIA JÁ DA GUANIDINA. Bom, agora tenho q esperar! Como vc disse: Paciência!

  82. Lívia disse:

    Oi, Érika

    Parabéns pelo blog! Amei as dicas!!
    Concordo com você sobre a maldita guanidina. Meu cabelo está exatamente como você falou. Faz cinco meses que não uso guanidina. Vou esperar mais um pouco para trocar para o tioglicolato. Enquanto isso, P A C I Ê N C I A!!!!!!

    beijo GRANDE :)

  83. Ivani disse:

    Uso também a tal guanidina e quero mudar para outro alisante. Tenho que cortar meu cabelo a cada três meses para não ficar com as pontas estorricada.

  84. luciana disse:

    eu ja usei a guanidina no meu cabelo e ficaram liso e ate cresceu mais rapido. hoje em dia nao uso mas agora estou passando monovin a.

  85. Ana disse:

    Gostei da matéria, parabéns. Me identifiquei com tudo que vc escreveu sobre esse produto que deixa meu cabelo bonito nas 3 primeiras semanas mas que eu tenho até medo que alguém toque nele de tão duro que fica!!! xD Quero passar a usar outro e não sei quanto tempo devo esperar. A última aplicação foi há 2 meses… o que devo fazer e usar? Help… Grata.

  86. nah disse:

    Li seu post sobre guanidina, e vi que aconteceu o mesmo que comigo. Não gosto de usar, mas não sei outro produto para por no lugar, e que deixe com aspecto melhor. Comecei a pensar nesse tioglicolato que vi no post. Mas ainda tenho algumas duvidas sobre ele.
    Tenho que deixar muita raiz nova para passa-lo?
    Qual tratamento fazer para deixar com aspecto liso natural? e sem as pontas horríveis?
    Se puder me responder, e passar um e-mail seu, agradeço. (: bjs

  87. Beatriz.B. disse:

    Olá Ericka!!!
    Tenho uma grande dúvia.
    Esse mês de outubro completou mais de dois anos que eu fui convencida por uma cabelereira que me conhece desde que eu tinha 2 aninhos, a fazer progressiva+guanidina, porque isso faria maravilhas no meu cabelo.
    Fiz, afinal já havia feito progressiva algumas vezes, mas eu tenho muito cabelo, ele é bem grosso e tem bastante volume, e nunca tive um efeito realmente bom.
    Ela passou a guanidina e meu cabelo ficou DURO que não entrava um pente, depois passou a prograssiva e o cabelo ficou mais solto, porém estava estranho em relação a textura.
    Os dias se passaram e o cabelo vicou bem “manso”, maaaas com +ou- uma semana meu cabelo quebrou todinho!!! MInha franja virou um toquinho, e ficava em pé o tempo todo (parecia uma Cacatua kkk). O cabelo ficou todo desigual, e eu fiquei doida.
    Todo mundo falou para eu cortar o cabelo, e a bendita cabelereira falou para eu fazer uma calterização. Bem eu fiz a cauterização (mas não com ela) e não cortei nada do meu cabelo, afinal se fosse cortar para melhora-lo eu teria que raspar e começar tudo de novo!!!
    Hoje não tenho mais coragem de alisar ocabelo. A cabelereira me deixou traumatizada!!!! Mas eu gostaria muito de saber qunto tempo demora para essa bendita química sair do cabelo?
    Quero tingi-los de loiro, e apesar de toda essa papagaiada que passei, meu cabelo é virgem de tintura, é castanho escuro e está enooooorme (quase na cintura kkk).
    Antes ele quebrava bastante mas agora deu uma parada (mas preciso de um corte). Tenho medo de tingi-los e acontecer algum desastre novamente pelas químicas não serem compatíveis!!!
    Me respooooonda ok!!!
    Desculpa o desabafo, mas você sabe como é passar por isso né!!!

  88. Ericka Eli disse:

    Meninas (todas acima);

    Larguem esse raio de guanidina, saiam dessa vida, migrem para outra história. Enquanto vcs insistirem nessa base alisante o cabelo NÃO vai ficar bonito. Infelizmente vocês terão de passar pela fase negra do crescimento (raiz alta) para trocar de química, mas depois que fizerem vão ver que foi a melhor decisão que tomaram pelo bem de vossos cabelinhos.

    Sigam essas dicas:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/trocando-ou-abandonando-alisamento/

    :)

  89. Ericka Eli disse:

    Beatriz;

    “Tenho medo de tingi-los e acontecer algum desastre novamente pelas químicas não serem compatíveis!!!”

    O que mais eu tenho para te responder, você mesmo sabe a resposta: se tiver resto de guanidina vai pro chão. Tem de esperar, esperar e esperar…

  90. Beatriz.B. disse:

    Poxa msm 2 anos depois!!! Isso não é um produto é uma praga!!!
    Muito obrigada pela atenção e tudo de bom!!!

  91. Luciene disse:

    Ericka,
    Depois de ler várias respostas suas, tomei coragem e decidi
    te perguntar pois vi que vc realmente entende, e estou desesperada. Minha filha tem 12 anos, desde os 5 anos aliso o cabelo dela( o cabelo dela é muito crespo na raíz, no resto nem tanto)e está com um aspecto esticado, gostaria de saber de você o melhor produto para passar más que apenas relaxe, há 6 meses alisei com um produto da Kids Organics( a base de guanidina e hidroxido de cálcio)não fez muito efeito, ela estuda e sempre ouve piadas sobre seu cabelo, gostaria de passar um produto em que os cabelos dela ficassem maleáveis e com cachos, sei que talvez vou precisar ir cortando as pontas. Te imploro para me indicar um produto. Bjos.

  92. Olha uso guanidina no meu cabelo a mais de 2 anos, e nunca tive resultados tão bons com outros alisantes, em meu ponto de vista o que pode ter acontecido com seu cabelo foi uma reação química por conta de você usar outro produto anteriormente! E te digo, foi muita irresponsabilidade da parte dessa cabeleireira! Em contra partida pode haver também a possibilidade de seu cabelo não se dar tão bem assim com a guanidina, afinal cada cabelo é diferente. Beijinhos :*

    P.S: Aqui vocês podem encontrar algumas fotos minhas e como meu cabelo se encontra – https://www.facebook.com/profile.php?id=100002999017181

  93. ana sachê disse:

    Ericka, tenho lido seus comentários cobre a guanidina.

    realmente a guanidina costuma retirar toda a água do cabelo sim.

    Mas depois q descobrir a guanidina da sachê Professional, q finalizo com a power dose (ampola mega relax) tb da sachê Professional, os meus cabelos nunca mais fficou c esse aspecto.
    Gde abço

  94. thaynna disse:

    Èricka,me ajuda… help

    concordo com vc em relação a guanidina,ela é uma praga..uso ela deve ter uns dez anos..meu cabelo é crespo e era cheio…uso guanidina e ele esta cada vez mais minguado mas isso naum resolve queria mesmoa baixar naum deixa de ter cabelos essa guanidina deixa meus cabelos secos,esponjados,sem brilhor,quando eu passo queria q ficasse um liso natural..ela deixa ele lambido horrível opacos eu agora tem q fazer hidratações 2 vezes por semana…só aasim foi o meio q eu achei de dar uma melhorada nele e tbm naum sei como naum estou careca pq eu relaxo ele todo mês..só q eu queria mudar para o tioglicolato..pq gostaria de fazer umas luzes nos cabelos pq fico bem … mais enquanto passa essa droga naum vou poder…
    eu como uso essa merda a mais de 10 anos posso dizer o qnto isso é ruim.. vc vira escrava e acaba com o cabelo a sim dando muuuuuuito lucro para os salões.. q é isso q eles querem..
    ve o q vc pode fazer por mim.. beijooooos

  95. gleycy alves disse:

    oi tudo bem?fiz um alizamento a base de tiogliconato de amonia faz 1 mes ele esta elastico e quero ficar loira,comprei um descolorante sem amonia com queratina queria muito saber se posso ficar loira agora.E quanto tempo tenho que esperarar?beijooo… meu email caso queira me enviar uma resposta gleicecelino@hotmail.com

  96. Ericka Eli disse:

    Luciene;

    O cabelo dela tem restos de química, então todo cuidado é pouco. Não sei como é este cabelo, não vi e você diz que aplicou guanidina X hidróxido de cálcio, realmente não vou te recomendar nada além de não usar mais esses ativos. Seria interessante você procurar um salão ou um bom profissional para analisar o cabelo e trocar este ativo, aplicando outro só na raiz. Fazer em casa é problema e você já percebeu né?

  97. Ericka Eli disse:

    Gleicy;

    Tente descolorir esse cabelo alisado e elástico e prepare-se para ver ele indo embora pelo ralo…

  98. Ericka Eli disse:

    Thaynna,

    O que eu posso fazer por você é dizer: PARE DE USAR GUANIDINA.

  99. márcia disse:

    olá Ericka adorei seu blog,faço faculdade de Design de interiores mas ,como iremos nos mudar ano q vem terei q abandonar a facul ,estou pensando em abraçar a profissão de cabeleireira e abrir um salão pra mim.Quero ser uma profissional como vc honesta com minhas futuras clientes.Gostaria de saber sua opinião sobre OX ACETAMIDA,também é um principio ativo que alisa ,mas não acho nada a respeito na net.
    Aguardo sua resposta e parabéns pelo seu blog

  100. Marcia disse:

    Uso Guanidina para relaxar meus cabelos, e eles vivem brilhando, soltos, vivos e bonitos, se bem q, eu hidrato MUITO meus cabelos

  101. mirian disse:

    concordo cm vc Ericka! Guanidina é um veneno pro cabelo. Sei pq uso e o meu cabelo esta ficando cada vez pior. Que arrependimento t ter relaxado meu cabelo cm essa porcaria. Por mais hidratacoes q eu faça, meu cabelo esta opaco, quebradiço e minguado. Estou ha 2 meses sem usar quimica e preparando meu cabelo pra partir pra outra q nao me faça passas tanta raiva.

  102. Andréia disse:

    O único produto que foi ótimo para meu cabelo foi o Opti Smoooth da Matrix. Eu gostaria de adquirir o kit junto com o passo a passo, mas não consigo. alguém poderia me ajudar? Beijos para todas vocês!!!

  103. thaynna disse:

    Erika,

    È muito difícil pra mim parar de usar,pq eu naum consigo ficar 1 mês se quer sem usar relaxante…será q eu posso passar tioglicolato por cima da guanidina?
    por que meu cabelo é muito rebelde e fica igual um capacete com um mês só. Entao queria saber,se posso passar o tioglicolato por cima se tem algum problema…pq meu cabelo fica muito feio só com um mes.. parece q ele cresce muito rápido. Posso ou não? beijoos

  104. Ericka Eli disse:

    Márcia;

    Estou por fora, quando encontrar informação, posta aqui please.

  105. Ericka Eli disse:

    Thaynna;

    Não pode NÃO!

    Meu conselho é que PARE de usar guanidina e siga essas dicas:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/trocando-ou-abandonando-alisamento/

  106. gislene disse:

    Olá Erica eu uso guanidina no cabelo a mais de 10 anos , no começo adorav achava lindo mais ao passar dos anos vi que acaba com o cabelo , n é compatível com nenhuma tinta na vdd até pode né , mais apenas tonalizantes muito ruim .. faz 5 meses n uso vo sofre p tirar pq meu cabelo tá comprido e n pretendo cortar curtinho sim ir tirando apenas as pontas até acabar .. uma dúvida , eu poderiua fazer apenas a progressiva e ir deixando o relaxamento crescer naturalmente ou é melhor neste processo demorado fazer apenas escova ????

  107. Marry Monique disse:

    Realmente èrica, faz dois anos que utilizo guanidina e meu cabelo está péssimo, as pontas ressecadas e espetadas, só presta escovado, natural nem cacheia e olha que só dou na raiz.
    Quando eu usava amônia meu cabelo ficava com os cachos definidos, mas depois da guanidina, quando molho ele até cacheia,mas guando secos , ficam cheios e sem definição.Agora cortei meus cabelos que eram abaixo dos ombros, na orelha, faz 5 meses que não relaxo com guanidina e utilizei a progressiva da 3 forms da hair fly, sem formol
    só na raiz, para tirar o volume, sem nenhum tipo de relaxamento aí tô no caminho certo? Quero meus cachos de volta!

  108. Lucia disse:

    Ola Ericka estou adorando seu site, parabens.
    eu queria te fazer uma perguntinha, tem um ano que eu não faço nenhum tipo de quimica, agora como está chegando final de ano eu to pensando em fazer um relaxamento, só que eu tbm não gosto de guanidina, ela arrebentou todo meu cabelo, fiquei com pontas duplas mesmo fazendo hidratação.
    Meu cabelo é crespo bem enrrolado, eu quero saber se tem um relaxamento que não agrida muito meu cabelo,que não seja Guanidina,um fraquinho mas que funcione pq meu cabelo ta parecendo um BOMBRIL kkkk

    Se poder me responda o mais de pressa possivél.
    muito obrigada pela atenção
    bjos
    aguardo…

  109. Laura disse:

    ola Ericka tudo bem?Preciso da sua ajuda!
    tambem tenho uma péssima experiencia com guanidina…usei guanidina durante uns 4 anos…no começo ficavam lindos…depois fui percebendo meu cabelo não cresce,arrebenta atoa,cheio de pontas… horrível!
    em fevereiro decidi parar…e comecei a fazer uma progressiva muito fraquinha somente na raiz… só que estou vendo que somente a progressiva não segura o meu cabelo…ele fica cheio armado…preciso voltar a relaxar!
    Mas não quero voltar a usar a guanidina..fui em um salão e fiz um teste com um produto a base de amônia segundo a cabeleireira e da wella,e ela fez o teste de mecha e diz que meu cabelo ja suporta.
    O que você acha?tenho muito medo que meus cabelos caiam!vc acha que esses 9 meses ja são suficiente para mudar de química? Você acha que produtos da wella é bom?
    Meus cabelos sao finos mas tem bastante volume na raiz são meio cacheados mas sem forma,estranho.
    Me ajuda por favor!
    Muito obrigada!
    Deus te abençoe!
    bjos

  110. Luisa disse:

    Li seus comentários e das leitoras. Respeito sua opinião, porém minha irmã sempre usou outros produtos e só a guanidina deu certo no cabelo dela. O cabelo dela quebrava todo principalmente com tio, depois da guanidina ele cresceu e ficou forte e brilhoso.

  111. Meyre disse:

    Olá amiga,
    A guanidina é uma derrota para o cabelo!!!!! Usei e odiei.
    Bjsssss

  112. geruza disse:

    Oi Ericka, Voce e uma pessoa muito inteligente, imagino ate que fique horas estudando o que vai publicar né verdade. então linda não pulblique coisas que possam se torna polemicas, pois profissionais de qualidade acordam todos os dias cedo assim como voce, estudam, viajam, investe, deixam ate muitas veses de compra algo para seus filhos para investir em seu salão.e de repente.. imagine entrar uma cliente em contrapartida e diz voce que me roubar, me enganar!! imagine!! triste né.. então se existe esses variados tipos de quimica deixe que cada um opte por suas.. coloque sua opniao sem ser conclusiva. coloque opções, resultados mais sem dizer olha existe cabeleileiros que enganam. ja pensou triste né.. pense nisso tenho certeza que com sua inteligência voce vai longe viu.. Deus te abençõe

  113. Ana disse:

    Boom dia floor!
    Eu tratava meu cabelo com guanidina, mas ele começou a ficar muuuito secoo! As pontas dos fios parecem palha! :S
    Agora eu queria passar o Tioglicolato de Amônia, mas estou com receio de acontecer algo ao meu cabelo, pois ele esta fragil, arrebentando facil.
    Ja fazem quatro meses que usei a guanidina, será que ja posso passar o Tioglicolato de Amônia sem medo?
    Espero uma resposta por e-mail!
    Beijos e adoro seu blog! (:

  114. Ericka Eli disse:

    Geruza;

    Não venha aqui no meu espaço me dizer o que eu devo ou não publicar querida, porque isso não funciona por aqui. Existem profissionais éticos e existem profissionais anti éticos neste segmento e em qualquer outro, pois cada um constrói sua própria imagem e recebe o que semeou. Caso vc não tenha lido com atenção o post, leia de novo e observe que EU FUI ENGANADA no lance da guanidina,então tenho mais do que direito de alertar que as meninas fiquem de olho, pois aconteceu comigo! No mais você não precisa se preocupar, bons profissionais não são destratados, são sim elogiados e recomendados. É assim que funciona e graças a Deus que é assim.

    :)

  115. Ericka Eli disse:

    Ana;

    Guanidina e Tioglicolato NÃO são compatíveis. Você NÃO pode passar um por cima do outro.

  116. disse:

    Ericka. Faz mais de um ano que usei guanidina, agora só faço progressiva. Queria saber se posso usar tintura permanente a base de amonia. Beijos.

  117. Lucia disse:

    Ola Ericka estou adorando seu site, parabens.
    eu queria te fazer uma perguntinha, tem um ano que eu não faço nenhum tipo de quimica, agora como está chegando final de ano eu to pensando em fazer um relaxamento, só que eu tbm não gosto de guanidina, ela arrebentou todo meu cabelo, fiquei com pontas duplas mesmo fazendo hidratação.
    Meu cabelo é crespo bem enrrolado, eu quero saber se tem um relaxamento que não agrida muito meu cabelo,que não seja Guanidina,um fraquinho mas que funcione pq meu cabelo ta parecendo um BOMBRIL kkkk

    Se poder me responda o mais de pressa possivél.
    muito obrigada pela atenção
    bjos
    aguardo…

  118. Ericka Eli disse:

    Laura;

    Se tem 9 meses que vc não passa a guanidina, a profissional pode utilizar outro ativo SOMENTE NA PARTE CRESCIDA.

    :)

  119. Ericka Eli disse:

    Gislene;

    Vai depender da progressiva, isto é, existem ZILHÕES de progressivas no mercado e vc terá de ver qual o ativo da mesma, para não gerar incompatibilidade no seu cabelo.

    :)

  120. Ericka Eli disse:

    Lé;

    Faça teste de mecha antes de qualquer coisa, pois pode ainda ter resto de química do meio para as pontas.

  121. Ericka Eli disse:

    Lucia;

    Eu não sei se o seu cabelo é resistente, eu gosto de relaxar com o 3G da Embelleze (vermelho), ele é suave, MAS VOCÊ TEM DE FAZER TESTE DE MECHA ANTES. Procure um profissional para fazer o teste e aplicar.

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/02/eu-testeilisahair-3-gerao/

  122. Luísa Malheiro Ferreira disse:

    Olá, Ericka! Percebi pela leitura dos posts que você é, de fato, uma profissional gabaritada e gostaria muito que vc me ajudasse. Faço escova progressiva há uns quatro anos. O esquema sempre foi relaxar e imediatamente após fazer a progressiva de fato. Já fiz várias vezes com amônia (Tânagra) que considerava fraquinha pra o meu cabelo que é bastante crespo…Depois fiz uso de guanidina e DETESTEI. Dai, esperei uns 10 meses e fiz com formol. Não gostei também, já que ele ficou com um aspecto bastante artificial e o cabelo parecendo uma palha, bem parecido com a vez que usei guanidina. Estou há quase oito meses sem fazer uma escova progressiva nova, e não uso nem tintura nem tonalizante.
    Vi que vc indica o WELLASTRATE forte pra cabelos resistentes assim como o meu…Tenho o fio do cabelo bastante grosso.
    Pensei na possibilidade de comprá-lo para fazer o relaxamento com ele e comprar o X-tenso para a progressiva, mas claro que com uma boa profissional e nunca em casa! Há compatibilidade entre ambos? Ou não podem ser usados juntos?
    Espero ansiosa pela sua resposta…Muito obrigada desde já =)

  123. stela de sosua disse:

    eu uso guanidina e ate ler esse post nao sabia pq por mais que eu hidrate eu nao consigo deixar meu cabelo hidratado… e nao é que é a guanidina… esse trem fica bonito no começo e daqui a pouco começa a ressecar de novo. nem o oleo de argan, o ouro marroquino, kk
    grata pelo post, sei que cada um tem seu comentario pessoal, mas dessa vez acho que tem mais gente concordando do que discordando.
    beijos

  124. lilian disse:

    eu uso guanidina a 6 anos nunca deixou meu cabelo ressecado, acho quer toda pessoa que aplica qualquer tipo de alisamento teve ter um cuidado especial fazer hidratação toda semana com os bons produtos que tem no mercado de cosméticos então pessoal cada um usa o que os seus cabelos se dão bem, tem gente que nao se da bem guanidina outros gostam, vai de cada um e ponto final. VALEU !

  125. Érica disse:

    Olá a todos!

    Tenho cabelos crespos e faço relaxamento há anos. Já passei hidróxido de sódio e agora uso a tão polêmica guanidina. E de acordo com as minhas experiências acabei por chegar em várias conclusões. Quando usava hidróxido a cabeleireira passava toda vez o produto no cabelo todo, resultado: depois de um ano de fato as pontas estavam desgastadas, finas e o cabelo meio sem vida. E eu nunca fui de usar o cabelo liso, sempre deixei com meus cachos, logo não tinha danos por secador e chapinha.
    Com o tempo fui ficando mais cuidadosa com o meu cabelo, me informei e vi o crime que ela fazia no meu cabelo.
    Neste ponto mudei de salão e fui pra guanidina, com um cabeleireiro super responsável que faz tudo de forma correta, aliado ao meu cuidado de fazer hidratação toda semana, usar filtro solar no cabelo, etc. Resultado: meu cabelo está perfeito, com os cachos bonitos e eu uso guanidina há 5 anos.
    Realmente acho que usar guanidina pra ter o cabelo liso não deve funcionar muito… Imagina aquela loucura de chapinha e secador fritando seu cabelo já fragilizado por química(seja ela qual for!). Mas pra ter os cabelos cacheados ela tem funcionado muito bem, obrigada :) Vai muito da dedicação de cada uma em cuidar direito do cabelo. Não acredito em química milagrosa que te deixa linda sem um pingo de esforço. Vejo muita menina passando química por cima de química rezando por milagre…
    Bom, opinião é opinião, e acho que ninguém fala sem conhecimento de causa (seja por estudo, ou por experiência própria). Concordo muito com quem diz que cada cabelo é um cabelo, e nunca vi generalizações altamente eficientes.

  126. Paula Elisa disse:

    Bom Dia Ericka!
    Estou desesperada,me mudei para Manaus recentemente
    e estou desesperada com essa umidade e esse calor de manaus.
    Meu cabelo nao ta dando nada que preste…gostaria de saber se vc tem uma boa indicação de um salao, para fazer uma definitiva…conto desesperadamente com sua ajuda…Grata, bj!

  127. Ericka Eli disse:

    Luísa Malheiro;

    Fiquei preocupada com vc. O Wellastrate e o X TENSO possuem o mesmo ativo químico, a base de tioglicolato. Você NÃO PODE alisar com um e depois fazer uma progressiva com o outro, isso não existe, quebraria seus fios. Você tem de escolher entre um OU outro. Bjs

  128. luciana disse:

    CONCORDO érica não ligue pro que a bia anda dizendo:É verdade mesmo gnte…a guanidina ACABA com o cabelo..na hora é mil maravilhas mas depois, fica um desastre, uma porcaria…Os renomados cabeleleiros dizem que ela nao alisa nao.fica um tempo sem relaxar com a guanidina.e depois faça o mesmo com o hidroxido. e depois vcs me conta o resultado..Se quiser algo realmente bem feito, tem que usar o hidroxido de sodio ou tioglicolato + hidratações.!!

    Fui!!!!!

  129. Renata disse:

    A guanidina deixa o cabelo bonito no início, como eu tratava muito ele ficava bonito sem escova e prancha mas totalmente fraco e quebradiço. Sempre fui uma peregrina, pagava salões caros e nada…Até que descobri a tricoterapia e aí o cabelo deu uma melhorada. Estou deixando crescer para sair o alisamento.

  130. Thais S. disse:

    Ooie Ericka Eli eu usava o guanidina em meus cabelos mais nao estava satisfeita com o resultado nos ultimos tempos, e optei pela escova progressiva e tinha apenas 15 dias q tinha usado o guanidina, e minha cabeleireira disse q nao teria problemas q o produto era compativel. eu tenho cabelos enrrolados, eu fiz a escova so nao gostei do resultado da raiz q continuou andulado e as pontas lisas, ela disse q a escova q eu fiz nao tinha o tio, eu gostaria de saber se agora com apenas 13 dias que fiz meu cabelo posso da retoque de raiz com o guanidina ? Ou um outro produto que vc me recomenda-se ?
    Muito Obrigado.
    Beijuus Thaís S.

  131. cintia disse:

    Olá ericka,achei muito interessante seu comentário sobre a guanidina,pois uso a anos e agora meu cabelo está super judiado,está elastico e quando lavo ele quebra á toa.Gostaria de fazer algumas perguntas,gostaria de saber se vc conhece um kit de desmineralização dos fios e se funciona? eu também gostaria de mudar de método de alisamento, meu cabelo é crespo,vc poderia recomendar alguns?desde já obrigada

  132. Leonice disse:

    Ericka Eli.

    Não sou cabeleireira, e concordo plenamente com vc em relação a guanidina, cansei de usar guanidina e cabelos ressecados gastando mundo e fundos com hidratações p tentar obter o resultado esperado, agora estou já a 3 meses sem usar quimica alguma p começar usar um hidróxido de sódio confiante de que terei o resultado esperado…bjinnn

  133. Dejinha disse:

    Olá! realmente tenho notado muito ressacamento nos cabelos no decorrer do tempo com a guanidina. Vc disse que poderia mudar para o tioglicolato desde que o cabelo tenha crescido 1 palmo e passar um creme protetor. Que creme protetor é este? pode nos dar o nome? Ele será passado bem no encontro do cabelo crescido com o alisado? eu bem que queria tirar toda a química de guanidina mas, meu cabelo é bem grande para ser todo cortado! Obrigada desde já, no aguardo.

  134. oi eu gostaria de saber se eu usar o x tenso thermo liss mechas
    e depois de 15 dias fazer umas luzes se vai estragar ?

  135. ELVIA disse:

    Érica! Me identifiquei com tudo que vc falou sobre a Guanidina. Usei ela durante anos e meu cabelo ficava ótimo. Meu cabelo tem fio fino mas é bem escadinha. Eu, minha mãe e minhas irmãs, tivemos a mesma cabeleireira durante 10 anos e todas usávamos a guanidina e nos dávamos bem. Depois nossa cabeleireira foi morar fora do Brasil ficamos a mercê de inúmeros profissionais. Nossos cabelos viraram umas vassouras. Minha irmã mais velha cortou todo o cabelo e esperou crescer de novo. Eu não fiz o mesmo porque tenho o rosto redondo e sou gordinha, de cabelo “joãozinho” ficaria um desastre. Estou com uns 6 cm ou mais, de raiz escadinha e o resto todo esticado de vassourinha porque não quero mais guanidina. Você acha viável a amônia? Conheço uma pessoa que passou por esse processo e depois que cortou toda a guanidina aplicou um alisante de amônia com um creme de hidratação misturado e diz que está super satisfeita com o resultado, tirando o volume sem perder os cachos como acontece com a guanidina. O que vc acha?

  136. Ericka Eli disse:

    Elvia;

    Dá uma lida nesse post, ele contém boas dicas para quem quer mudar a base química:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/trocando-ou-abandonando-alisamento/

  137. jennifer disse:

    eu uso guaidina, meu cabelo e castanho escuro e eu queria mudar para loiro, queria saber de algum produto que faça esta mudança sem ter queda etc… por favor me responda por email bjs

  138. fatima disse:

    quero saber, quanto tempo eu devo esperar para fazer um relaxamento, eu usei guanidina a dois mesês, e que outra marca será melhor no meu caso? obrigada.

  139. Laura disse:

    Ola Erica td bem?
    Entao estive aki a um tempo falando com vc que estava em duvida se usava wellastrate e vc me indicou usa-lo.
    Entao repetindo a historia,fiquei 9 meses sem passar guanidina e depois fui a um salao e passei wellastrate..meu cabelo abaixou um pouco e a aparencia ficou bem melhor do que com a guanidina.Mas estou com um problema to achando a raiz meio alta em relaçao ao resto do cabelo!
    Vc acha que tem como eu ter o cabelo liso na raiz com wellastrate se eu deixar mais tempo?a raiz ta ondulada e n posso usa-lo solto porque o cabelo ta desigual demais,fora que a cabelereira disse que era preciso deixar uma parte tipo de diferença entre a parte com a guanidina e a com amonia e no meio cabelo ta com uma parte mais anelada isso que ela fez é correto?
    Vc é de onde Erica?
    Queria tanto tratar meu cabelo com vc,vc parece ser uma otima profissional!Parabens!
    obrigada!

  140. renata disse:

    ola ericka. adorei o seu blog. moro no rio de janeiro e ja usei sodio e agora estou com a guanidina. meu cabelo é muito muito muito cheio e cacheado da ponta a raiz. mas esses alisamentos abaixaram o volume porem tiraram todos os meus cachos definidos e meu cabelo agora esta seco e frisado, com poucos cachos, e fica horrível quando seca. queria meu cabelo cachedo e com menos volume. gostaria de saber se vc conhece algum profissional aqui no rio que possa analisar meu cabelo para usar o tioglicolato (e que trabalhe com esse produto) nao aguento mais trocar de salao e cada um fala uma coisa. gostei do seu depoimento !!!! se puder me ajude?? ha anos que sofro com isso. bjs renata

  141. Catiana disse:

    Olá Ericka! Gostaria de mudar meus cabelos, tenho cabelo ondulado/cacheado, e na raiz meio liso. Mais ou menos 9 meses atrás fiz luzes, depois retoquei uma vez e aumentei a quantidade de fios, só que agora com a chegada do verão encheu o saco esse cabelo loiro sabe? Já matei minha curiosidade de como eu ficaria loira, já gastei demais com produtos para loiros, e na verdade descobri que não gosto de cabelo cacheado loiro. O que eu quero é: voltar pra minha cor natural (que é mais ou menos um 6,0 louro escuro), daí eu quero esperar um pouco e alisar com tioglicolato. As minhas perguntas pra vc são: posso? Quanto tempo devo esperar depois de cobrir as luzes pra fazer o alisamento? E quais marcas vc recomenda? (ouvi falar muito bem do lisa hair, vc recomenda?)
    Agradeço sua atenção! Bjos!

  142. ola vou ti chamar de keka eu amo tudo que vc posta pois agradeço por dividir seus conhecimentos conosco infelizmente a BIA deve ser uma fabricante de guanidina ou uma cabeleireira esperta pois quando somos sabios ouvimos para nos tornar mais sabios ainda e assim talvez assim erraremos bem menos continue assim acredito que a Bia é so mais uma pedrinha que estara sempre atravessando o seu caminho quando ler um poste de uma leitora envejosa como ela ñ responda ou se dirija pois ñ vale a pena perder o tempo que dara para nos que guardamos suas dicas de coração escrevendo ou tentando ensinar para uma pessoa que talvez somente pega picados e faz seu proprio livro cheio de erros beijos e tudo de bom vc merece me responda vc tinha hene como tirou dos kbelos CRIS

  143. Ericka Eli disse:

    Laura;

    Você pode fazer um retoque na raiz. Volte lá com sua cabeleireira e veja o que ela lhe aconselha. A parte da “diferença” entre uma química e outra está correta, pois um produto não pode encostar onde tem o outro.

  144. Ericka Eli disse:

    Renata;

    Pra você realmente trocar de química, tens primeiro que deixar o cabelo crescer. Dá uma lida nessas dicas:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/trocando-ou-abandonando-alisamento/

    :)

  145. Ericka Eli disse:

    Catiana;

    O X TENSO da L’Oréal tem um força própria para cabelos mechados, mas você terá de qualquer forma que fazer um teste de mecha. Após alisar,15 dias depois, você poderá tonalizar para escurecer ele com color touch da wella.

  146. Ericka Eli disse:

    Cristina;

    Eu “tirei” o hene do cabelo parando de passar e deixando ele crescer rsrsrsr… Não tem como tirar, tem de parar e esperar crescer de novo.

    Bejocas!

  147. Lucas disse:

    Oi Ericka, no meu cabelo sempre utilizaram produto à base de amônia, com resultados medianos, o cabelo depois de um tempo ficava seco. Depois de ler que o ideal é que seja feito um selamento, troquei de cabelereira. Na última, solicitei um relaxamento com X tenso e um selante. Como sabia as etapas, estranhei, pois não foi aplicado neutralizante. Depois da primeira lavagem, ela aplicou um produto e com uma chapinha começou a esquentar o cabelo parte por parte. Antes, eu perguntei se ela não iria aplicar o neutralizante, ela falou que não seria necessário porque era relaxamento. Depois da chapinha, ela falou q eu deveria ficar um dia sem lavar o cabelo. O resultando não ficou legal. Eu li que sempre deve ser usado o neutralizande, isso procede? Como seria o tratamento com selante ou não é recomendado? Deve ser feito algum tratamento antes do relaxamento ou alisamento? Quais produtos? Que produtos devem ser usados após como mantenedores. Meu cabelo está extremamente seco, creio que piorado por um tratamento com roacutan para espinhas. Não lembro do meu cabelo ser tão seco! Aguardo sua ajuda! Muito obrigado.

  148. Patrícia disse:

    Olá Ericka, gostei muito do que escreveu no seu blog, visto que já passei pelo mesmo quando alisei os cabelos com guanidina. Por esse motivo mudei para o sódio, que deixa os cabelos mais maleáveis. Porém, também não gostei do resultado a longo prazo, liso e vazio, só da parte alisada até as pontas, e ondulado na raiz, pois meus fios são resistentes ao alisamento. E sempre tive cabelos cheios e cacheados.
    Agora já fazem 6 meses que não dou nenhum tipo de química nos cabelos, e gostaria de não usar nada mais, só que não suporto o volume. Por isso gostaria muito de usar amônia, que era o que usava na adolescência e deixa uma aparência bem mais natural e também porquê não quero mais alisar.
    Consultei algumas cabelereiras e uma delas falou que amônia não é bom pra cabelos crespos. E agora fiquei confusa sobre o que fazer. Devo usar amônia (no salão que não vê problema), ou realmente não é bom pra cabelos crespos?

  149. Patrícia disse:

    Grata desde já… aguardo resposta.
    Um abraço!!

  150. Ericka Eli disse:

    Lucas;
    Olha, não sei que selante era esse e também nunca vi usar amônia e não neutralizar, então algo está estranho e a prova disso é o resultado final,que não agradou. Infelizmente tem muita gente por aí, que se diz profissional, fazendo caca no cabelo alheio… Na minha opinião deveria ser proibido por lei cabeleireiro sem formação, no exterior é crime exercer essa profissão sem diploma, aqui ninguém leva a sério infelizmente… Sobre os cabelos secos, é mesmo provável que o roacutam esteja influenciando. Você deve investir em hidratações semanais (2x na semana) e umectações (óleo vegetal nos cabelos)
    Veja aqui:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/03/umectao-capilar-leo-nos-cabelos/

    Hidrate, hidrate e hidrate, o roacutan seca tudo!

  151. Ericka Eli disse:

    Patrícia;

    Fique com a cabeleireira que não vê dificuldade na amônia, de preferência que trabalhe com wellastrate. O Wellastrate forte alisa que é uma beleza. Eu tenho cabelo crespo e realmente não me submeto a guanidina nem por um decreto, 1000 vezes amônia.

    Lembrando que nessa troca de química tem de rolar o teste de mecha e o novo ativo (a base de amônia) não pode encostar onde tem resto de sódio, isto é, aplicação só na parte crescida que está virgem.

    http://www.wellastrate.com.br/profissional/EscovaHidronutritiva.asp

  152. Lucas disse:

    Valeu pela ajuda Ericka, você é demais! Por que você não monta um curso para melhorar a qualidade dos cabeleireiros, com certeza iria fazer muito sucesso! Abração!

  153. Ericka Eli disse:

    Lucas;

    Quem me dera, um investimento desse custaria uma fortuna, vamos sonhar né rsrsrsr… Mas tem muitos cursos bons por aí: tem a Academia da L’Oréal no Rio e São Paulo, tem as academias Embelezze e várias cidades brasileiras, tem SENAC, enfim, tem muitas opções para quem quer aprender e se aperfeiçoar. Absurdo é quem não faz curso algum e quer pagar de “profissa” no mercado, deixando sempre a desejar ou até causando tragédias, conheço muitas histórias de picaretas assim, por isso é bom sempre tomar muito cuidado na hora de escolher um cabeleireiro pra chamar de seu. Bj

  154. Patrícia disse:

    Obrigada Ericka!!
    Mas e no caso de eu querer manter os cachos, mas apenas querer defini-los e diminuir o volume. Qual o melhor tratamento?

  155. Patrícia disse:

    Hum, amei as dicas, pricipalmente o relaxamento 3d que parece ser mais suave e não precisarei sair do sódio.

    Muito obrigada mais uma vez!!
    Valeu mesmo… um abraço

    ;)

  156. Déborah disse:

    Olá Ericka, confesso que estou asustada achei que estivesse sozinha contra a guanidina virei escrava da minha cabeleireira + ou – 5 anos sequidos estou com raiva dela pois ela me enganou este tempo todo sempre que eu reclamava do resultado do produto ela me diz que o produto dela é da Italian e cobra mt caro mas meu cabelo sem escovar fica uma porcaria e sempre fui conhecida por ter mt cabelo desde criança e agora estou com 18 anos e cada vez que vou nela meu cabelo está cacda vez mais ralo, então te pergunto meu cabelo cresce rapido será que com 4 meses já dá para mudar de produto e o que vc acha do permanete afro?
    Obr e até mais

  157. K8 disse:

    Comecei a usar essa desgraça aos 14 anos de idade.
    Usei isso até aos 20, e nesse tempo só deixava o cabelo preso.

    Pq deixa sempre preso, mesmo escovado?

    Pq meu cabelo perdeu massa no processo, mesmo hidratando continuaria muito leve, da sensação de que o cabelo tem movimento ZERO,a cabeleleira que aplicava aquilo no meu cabelo sempre dizia: – vc tem cuidar!
    aí me dava uns produtos de marca do salão pra eu comprar.

    a 1 vez que fui ao salão, uma cabeleleira disse “não precisa alisar, é so escovar sempre e hidratar”
    Eu não sabia cuidar do cabelo, era so molhar e besuntar com creme de potão.
    Comecei a usar pq queria ter o cabelo maleavel como as meninas usavam na epoca, ela alisava e quando secava, a bucha se instalava, depois fui pra outro salão, meu cabelo nunca ganhava comprimento, ficava sempre ressecado, nunca brilhava.

    Aos 18 anos, fui fazer escova e quando a cabeleleira mostrou “atras do cabelo” via o aspecto artificial e o cabelo acastanhado, estava horrivel, cara de alisado na marra.
    Mesmo assim, aquilo vicia, quando saia 1 cm de raíz eu ja queria alisar, so fazia em salão, nunca fiz em casa, comprava inumeros produtos e o resultado final era o mesmo que nada.

    Aos 20 mudei de salão e aconteceu cagada final, meu cabelo QUEBROU,com produto de marca, Yellow, nem precisei fazer franja, pq o cabelo quebrou todo na nuca ena frente, cabelo picotado, fino , ralo, senti vontade de chorar, pq mesmo dando altas doses de queratina o bichinho tava duro demais…

    Nem de longe quero fazer relaxamento algum.

    Meu cabelo é ondulado, com ondas curtas, é grosso e muito preto, pq descendo de indios, portanto é um cabelo considerado maleavel e liso apenas com escova por mtos cabeleleiros.

    Hoje eu uso a progressiva normal sem base relaxante alguma, com dose recomendada pela anvisa, passei a deixa-lo solto, o aspecto está natural, comprido e o melhor com o balanço que sempre quis.
    Aos poucos retiro as pontas destruídas pela maldida guanidina.
    Quase chorei de emoção!

  158. Lilian S disse:

    Amei encontrar seu blog, realmente precisamos de profissionais sérios que falem a verdade sobre os produtos!! Tbem era adepta da guanidina e no começo o cabelo fica bom, mas depois parece que não adianta passar nenhum creme, o cabelo fica parecendo elastico, seco,etc…
    Já usei Welastrate há muitos anos atrás, mas não lembro do resultado. Tenho cabelo castanho claro, fino e com ondas desde a raiz,mas não definidas, na parte de traz do cabelo ele é mais liso, e tem 9 meses que não faço relaxamento com guanidina, que quimica vc indica? Tioglicolato de que fabricante?? ou as tais escovas progressivas, marroquina, definitiva??? por favor me responda estou há varios dias na duvida, cada cabelereiro indica uma quimica diferente!

  159. tali disse:

    Ericka estou a 3 meses sem usar guanidina pois meu cabelo fica seco duro e sem brilho ele crespo e curto quero fazer permanente afro mas estou com medo pois sou evangelica e minha denominação
    não permite cortar os cabelos o que devo fazer ?por favor me ajude estou desesperada um abraço.

  160. daia disse:

    oi Erika,
    usei guanidina hoje. ficou horrível quase chorei. sera que posso escova-lo hoje ainda? na bula diz que é depois de 3 dia mas todos videos que vi eles escovam assim que hidrata depois de alisamento. ta fazendo dó.

  161. Ericka Eli disse:

    Tali;

    Não dá certo fazer permanente afro por cima de guanidina, são imcompatíveis. Você tem de deixar crescer para trocar de química. Aqui tem algumas dicas:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/trocando-ou-abandonando-alisamento/

  162. Ericka Eli disse:

    Daia;

    Eu não uso guanidina, não indico, não sei o passo a passo e também não quero aprender. Sinceramente não sei se você pode escovar ou não. Por que usou essa substância?
    Ela deixa qualquer cabelo feio.

  163. Stéphanie disse:

    Olha sei o que você está passando, mas no meu caso foi o contrario. O tioglicolato deixou minha raiz dura, ruim, pior q antes e o resto d cabelo liso, leve com balanço….

  164. Renata disse:

    Também OOOOODEEEEIIIOOOO guanidina e nunca mais quero saber disso em mim, também não estou satisfeita com o beleza natural, pois nos tornamos escravas do instituto, já que para ficar muito bom tem que relaxar todos os meses e nenhum produto senão o da Zica dá certo para hidratar!Ou seja se voce mora longe do salão fica complicado fazer a manutenção!
    Estou lendo suas dicas pois quero parar de usar o superelaxante, mas estou com medo de ter uma queda de cabelo acentuada, caso uma química toque a outra.
    O outro defeito do salão da Zica é que nunca obtemos a composição do produto, sendo claro que não é apenas um dos princícpios para alisamento que é utilizado!Desculpe o desabafo e aceito sugestões para meu caso.Fiquei tentada a comprar o X tenso e pagar a aplicação no salão.

  165. Simone disse:

    Aliso meus cabelos desde os 14 anos e já estou quase nos 30 e também nunca vi um cabelo com Guanidina que eu achasse bonito. Eu mesma já usei guanidina uma vez e meu cabelo ficou parecendo palha de aço alisada.

    Há nove meses atrás eu usava Tioglicolato (o alisante Sfera da marca Nazca intensidade média). Eu mesma comprava em perfumaria e levava num salão para a cabeleireira passar nos meus cabelos. Mesmo meu cabelo sendo afro eu nunca usei a intensidade máxima do alisante pois meus cabelos são finos e quebradiços. O médio proporcionava um resultado satisfatório.

    Ocorre que agora estou sem nenhuma cabeleireira de confiança para usar o produto e os salões que entro em contato só usam Guanidina e eu estava quase sucumbindo ao uso dela mesmo sabendo do resultado triste que tive nos meus cabelos.

    Estou sem rumo e com o cabelo horrível… desesperada para alisar e sem saber para onde correr. É triste!

  166. carolinie disse:

    Erica to em uma situaçao complicada tenho 15 anos, usei guanidina pois nao conhecia muito, passei na franja do meu cabelo e tirei logo pois nao gostei do cheiro, fiz isso dia 21, me arrependi muuuuito pq quero dar luzes no meu cabelo agora em março mais nao sei se posso, pois a guanidina é incompativel com amonia, e o po descolorante contem, mais andei pesquisando e descobri que tem po descolorante sem amonia, mais gostaria de saber se posso dar luzes? e se posso estraga muito?

    agradeço desde ja Bjs

  167. EU PRECISO MUITO DA SUA RESPOSTA, HEEEELP

    Eu relaxava o cabelo com a guanidina, e meu cabelo se transformou numa vassourinha de verdade, a última aplicação já faz 9 meses e eu não aguento mais ficar presa a tantos tratamentos e à bendita chapinha meu cabelo está super danificado e tenho medo de aplicar outra química, mas estou pensando em aplicar tioglicolato de amônia, então eu queria saber se eu já posso aplicar outra química e se o alisamento com o tioglicolato é definitivo?
    Muito Obrigada!

  168. Sara disse:

    Olá Ericka!
    Gostaria que vc comentasse do produto URBELISS da avlon

  169. Amanda disse:

    Boa noite.
    Primeiramente parabéns pelo blog.
    Eu faço escova definitiva a 5 anos, sendo que desde 2010 tenho usado a linha Matrix (que é a base de Tioglicolato de Amônia).
    Sendo que desde o ano passado estou desempregada (larguei o trabalho para estudar para concurso) e com isso diminui minhas idas a cabelereira fazer hidratação. Faço retoque a cada 4 meses e antes fazia hidratação a cada 5 semanas mas devido a falta de dinheiro, ano passado passei a fazer só uma hidratação entre cada retoque. Resultado: as pontas ficaram altamente porosas. Já cortei as pontas mas após fazer o ultimo retoque, a situação voltou para proximo ao que estava antes. Em hipotese alguma penso em largar minha escova definitiva mas queria saber se conseguiria resultado eficientes fazendo hidratação em casa (assim economizaria bastante). Me interessou a hidratação a base de queratina da Vita Derm. É boa? Vc indicaria esta ou outra? Ah, meu cabelo natural é cacheado, sendo raiz lisa e nunca pintei. O cabelo com a Matriz ficou aquele liso perfeito (pelo qual sempre babei) e NINGUEM diz que tem quimica (só acreditam depois que mostro uma foto dele natural). O que está me matando é a ponta. Poderia me ajudar?

  170. Amanda disse:

    Desculpa colocar mais um post em seguida mas esqueci de perguntar uma coisa. Eu uso o shampoo, condicionador e leave in da Matrix (Opti Smooth Care). Já usei Absolut Repair e a linha da Redken mas ambos deixaram meus cabelos muito oleosos e não tenho encontrado esse problema com a linha da Matrix. Minha pergunta é, eles tem uma mascara da mesma linha (http://www.belezanaweb.com.br/matrix/matrix-opti-smoothcare-mascara-revitalizante-de-tratamento-profundo-mascara-de-tratamento-500g/) mas é meio carinha (na media R$80,00 o pote de 500g). Vale a pena?

  171. GABRIELE TAVORA disse:

    Oi erica boa tarde! Eu concordo com vc sobre a guanidina eu uso a anos e nunca tive um cabelo que desejei, estou fazendo a mudança p/ hidroxido de cálcio, gostaria de saber se é melhor, e qual diferença dele p/ guanidina, não encontrei nada no google que me responda….:(
    obrigada!

  172. vanda disse:

    meu cabelo fica otimo com guanidina,o problema de tanta insatisfação é simplismente pela maioria aplicar nos cabelos fracos e com outras quimicas,conheço muita gente q tem o cabelos tratados e passa guanidina e fica perfeito!

  173. Arne Balbinotti disse:

    Como você me parece ser uma profissional ponderada e inteligente dá uma olhadela nesses links, realmente é complicado, é igual remédio, o que funciona pra um nem sempre funciona pra outro…

    http://www.reclameaqui.com.br/1262717/loreal-professionnel/loreal-x-tenso-nao-utilizem/

    http://www.reclameaqui.com.br/298542/loreal-paris/estragaram-o-meu-cabelo-com-x-tenso-l-oreal/

  174. Danielle Correa disse:

    Ericka, eu utilizava amônia e uma cabeleireira me indicou guanidina e vc está certa qdo diz que isso faz com que vc fique escrava de tratamentos mil e meu cabelo nunca mais se recuperou.

    Bom, eu parei de utilizar guanidina para voltar para amônia, no entanto estou seriamente pensando em usar Henê. O que acha disso eqto profisional ?!

    Abraços, DANI.

  175. Luciana disse:

    Meninas vão para o henê, é um produto barato, mas que faz efeito, eu uso e não me arrependo, meu cabelo está bonito e estou satisfeita, muitos beijos.

  176. tha disse:

    Nossa, finalmente achei alguem q passou a mesma coisa q eu..rs Uma cabelereira “de confiança” tambem foi fazer uma “escova” e nem perguntei o produto. Fui saber depois q era guanidina… no primeiro dia ficou igual cabelo de indio muuuuito liso… mas na semana seguinte estourou tudo, ficou uma palha… demorei um ano com hidratacoes so para recupera-lo. OLha, nao sei como tem gente que diz gostar disso. Detona o cabelo.. Nem de graça eu passaria aquilo. Ainda mais pagando e tendo um prejuizo destes. Nao recomendo mesmo!!!!!

  177. juliana disse:

    realmente a guanidina é uma porcaria,no começo ela é ótima,mais depois vira uma bosta,deixando o cabelo sem vida =/

  178. Daniela disse:

    Olá Ericka. Meus cabelos são bem encaracolados quase crespo, digamos. Tem 2 anos e meio que faço progressiva e o mantenho liso, pois dá menos trabalho. O fato é que não quero mais usar meus cabelos como eram, porém, gostaria de não ter que encarar mais progressivas devido ao formol. E confesso que, não acredito muito que tenha escovas progressivas sem formol. Fui a uma cabeleireira que avaliou meus cabelos e indicou relaxamento só na raiz a base de GUANIDINA. Pesquisei bastante, mas o receio é grande. Quero manter o liso do cabelo sem estragá-lo, pois eu tomo vitamina (Pill Food manipulada )e uso Minoxidil 3% para fortalecer meus cabelos (recomendado por uma médica dermatologista) que a pouco tempo, sofreu com grande queda de cabelo diagnosticada pelo estresse, mas sabemos que a química quando não bem utilizada influencia também aos malefícios já causados. Enquanto busco uma solução para isso, tenho testado diversos produtos, shampoos, máscara de hidratação com foco em reconstrução capilar, enfim. Estou completando dia 20 de Junho de 2012, 5 meses sem fazer a progressiva que, pela última vez aplicada, a cabeleireira me garantiu que não havia formol, marca RK7, não sei se você conhece. Desculpa pela postagem imensa, mas, sou muito preocupada com questões relacionadas a cabelo, inclusive eu que desde criança, sempre tive trabalho pra cuidar. (risos).

    Aguardo seu retorno. Obrigada !!

  179. joana disse:

    oi pois eu vou falar, deixei de usar esta massa maldita tem 2 anos, o pente não entrava mais nos meu cabelço
    foi entÕ QUE EU PASSEI A USAR SELAGEM, MEU CABELOS VOLTOU A COR, BRILHO, EM FIM É OUTRO CABELO, CRESCEU E NÃO TEM PONTA DUPLA..

  180. Alexia disse:

    Ericka Eli, você me disse tudo que eu precisava saber, eu uso o X- Tenso também há muito tempo, e tem uma bendita de uma cabeleireira que já estava quase me convencendo a mudar para Guanidina, devido o meu kbelo ser afro mais ele é bem fininho, ela fala que ele fica com as pontas muito fina com o produto que eu uso, mudando para a Guanidina ele ganharia mais volume, ela ia proteger a parte alisada com o X-Tenso pra poder aplicar a Guanidina. E faz dias que eu estou pesquisando pra vê outras opiniões se seria uma boa troca, mais pelo visto não será.

    Obrigada Erick Eli

  181. Alexia disse:

    Ericka Eli, você me disse tudo que eu precisava saber, eu uso o X- Tenso também há muito tempo, e tem uma bendita de uma cabeleireira que já estava quase me convencendo a mudar para Guanidina, devido o meu kbelo ser afro mais ele é bem fininho, ela fala que ele fica com as pontas muito fina quando molhado com o produto que eu uso, mudando para a Guanidina ele ganharia mais volume, ela ia proteger a parte alisada com o X-Tenso pra poder aplicar a Guanidina. E faz dias que eu estou pesquisando pra vê outras opiniões se seria uma boa troca, mais pelo visto não será.

    Obrigada Erick Eli

  182. Nikita disse:

    Ericka vc esta certissima, eu usava amônia era feliz e não sabia, minha cabelereira me convenseu e mudei para guanidina meu cabelo virou uma palha ficou totalmente resecado sem brilho estou cheia de caspa, inclusive adiquiri tanta caspa que minha testa esta cheia de mancha sem contar que sempre quando a cabelereira aplica a maldita da guanidina no dia seguinte meu couro cabeludo ficava ferido, to desesperada pois quero mudar mais não sei o que fazer, se tiver uma opinião me ajude….

  183. Renata disse:

    Ericka, Quais marcas de tioglicolato você indica? Acho o X-Tenso muito caro.

    Aguardo resposta.

  184. gabrielle disse:

    eu uso guanidina ha mt tempo e sempre tenho que finalizar com escova e prancha e olha que eu tbm faco escova inteligente nos primeiros dias fica bom mas depois de um mes nao adianta tenho que sempre passar o secador e prancha…e fora que meu cabelo quase nao cresce e as pontas ficam espigadas e tenho que aparar sempre eu chegava a pensar que meu cabelo era mt ruim mas agora meus olhos foram abertos !!!meu cabelo nao é ruim a quimica deixa ele horrivel e ressecado demais eu quero mudar pro tioglicolato entao estou esperando essa quimica maldita sair dos meus fios…

  185. Carina disse:

    Olá, Ericka,
    vi que há alguns meses não tem respondido os posts, mas vou tentar…
    Há uns 3 anos faço escova temporária a base de formol, e meu cabelo tem ficado ótimo. Entretanto, houve um procedimento errado por parte da profissional, e meu cabelo ficou metade mais liso. Agora, que já faz um tempinho, o lado “ruim” (o mais liso de antes, pois que gosto de cabelos anelados) está ficando armado bem no meio dos fios (onde a “profissional” puxou menos, pois as pontas ficaram esticadéeeerrrimas, horrorosas). Enfim… gostaria de saber se indica algum produto SEM TIO E SEM GUANIDINA que não tenha formol, que possa ao menos deixar os cabelos mais uniformes…
    Desde já, agradeço muitíssimo. Pareceu-me bastante competente e estudiosa, por isso faço mais essa tentativa… (entendo o que é auto-estima baixa, pois a minha já foi pro ralo qdo meus cabelos ficaram metade de um jeito, metade de outro, e só sai cortando, segundo minha cabeleireira).

  186. simone disse:

    oi,gostei muito de tudo isso.ja usei guanidina ,passei para salon line da vita a,depois fui para o hidróxido de sodio com o intervalo de um mês passei o hamacihair,meu cabelo caiu um pouco na parte da nuca subindo um pouco ,sera que vou ter um melhor resultado usando o lithium?meu cabelo não esta com uma boa aparência com o sodio gostaria de passar o lithium vi num video na internete que eles são compativeis .gostei muito desse espaço quando vc tiver um salão me de o endereço,isso é se for da sua vontade de ter um salão um dia né?
    bjs.

  187. ika Wiedmi disse:

    Uso Guanidina há 14 anos e todos os cabeleireiros e pessoas em geral que eu encontro sempre me perguntam o que eu passo nos meus cabelos para eles ficarem tão lindos e lisos.. Ninguém acredita que sou afro, pois tenho fios super naturais.

  188. Diana disse:

    Bom, me deparei com esse post e os inúmeros comentários resolvi ser imparcial e deixar minha opinião. Acredito que todo alisamento deve ser feito de forma comedida. Tenho cabelos crespos e já testei várias químicas, mas foi na Guanidina que encontrei liberdade, a qual utilizo há 7 anos, sem nenhum problema. Tenho a preocupação de não retocar a raiz com tanta frequência( no máximo 2 vezes ao ano), uso outros recursos, como creme de pentear, leave-in, mousse, etc. Temos que ter o cuidado de investir em bons produtos(no meu caso, recomendo os da Loreal e Alfaparf). Não adianta utilizar um alisante e hidratar 1 vez ao mês, o cuidado deve ser a cada lavagem. Utilizo máscaras, ampolas, oleo de argan, enfim, nada de marca de 1,99(sem preconceitos, mas se querem cabelo bonito, tem que gastar sim). Meu cabelo não parece alisado, e sim natural. Se desejo deixá-lo secar naturalmente, um leave-in, o deixa disciplinado e macio. Outra coisa, que acho muito importante dizer, dificilmente algum alisante vai deixar seu cabelo ‘lindo’, pois é o produto químico é uma agressão aos fios. Novamente focamos no tratamento, que dependendo do fio, nem necessita de química, apenas um defrizante já resolve. Uma boa dica é, se o cabelo já detonou com alguma química mal feita,independente de ser Guanidina, Tio, Sódio tenha paciência, trate da sua cabeleira com amor, invista em bons produtos e seja feliz.

  189. Camila disse:

    Olá,
    Bom sempre fiz relaxamento, mas desta vez a cabelereira usou guanidina e junto fiz algumas luzes! Fato que meu cabelo esta virado numca vassoura de palha. Soluções? Hoje fiz uma hidratação com babosa (a planta, pura+creme treseme) o aspecto melhorou um pouco mas de qto em qto tempo tenho q fazer isso. Já entendi que só sai quando crescer totalmente o cabelo, tenho q ir tirando aos poucos agora!
    Se puderem me ajudar, agradeço.

    beijinhos

  190. leni disse:

    Meus cabelos são crespos, muito fino, e sem volume. Passei lisa hair a 9 meses atrais, e de lá pra cá só tenho hidratado, posso passar X intenso? Aguardo por respostas! Ok!

  191. Tatiana disse:

    Erika, sei que não é o seu caso, porque vc é profissional e, acredito, uma pessoa honesta. Mas eu usei guanidina e nunca tive problemas. Só parei de usar porque o meu tipo de cabelo ALISA com guanidina, e eu prefiro cachos. O tioglicolato ajuda muito nesse caso, mas olha que incrível: meu cabelo resseca muito mais com tioglicolato do que com guanidina. Esse aspecto ruim da guanidina fica durante a primeira semana de aplicação. Se ficar ruim depois desse tempo, foi mal aplicada. Desculpa, não sei se é seu caso, não quero julgar, mas tem muito cabeleireiro que simplesmente não sabe trabalhar com guanidina. E depois fica fazendo propaganda contra. Isso prejudica quem quer usar, porque a pessoa vai ler resenha ou consultar cabeleireiros, e a moda é “banir” a guanidina. Aí a pessoa fica sem opção (porque, ao contrário do que li mais acima, o sódio é MUITO mais forte que a guanidina. Dos hidróxidos, ela é a mais suave). Aí ela corre pra trocar pro tioglicolato, só que não espera o tempo certo, e então, adeus cabelo.

    Fora que quando as pessoas optam por fazer em casa, acabam fazendo a proporção ativador-creme de forma incorreta (SEMPRE). Sem falar que o manuseio do cabelo durante a ação da guanidina é totalmente diferente do que é feito com o tioglicolato (vc, que é da área, vai me dar razão – bem, espero… rs). A “pasta” da guanidina é mais densa, não dá pra ficar penteando o cabelo pra alinhar, tem que enluvar. Ao contrário do tioglicolato, em que você usa um pente fino (se quiser alisar) durante a neutralização.
    E aí as pessoas aplicam errado mesmo. Penteiam demais durante a ação (o que indubitavelmente vai gerar quebra do fio). O pior é que muitas mulheres fazem em casa, por falta de um profissional HONESTO e que ENTENDA do “fenômeno” da guanidina. Assim, quando usam pouco ativador, o cabelo simplesmente não alisa, nem relaxa. Aí o que ela faz? Na semana seguinte, mete guanidina de novo. Aí parte o cabelo todo, fica careca, mistura mais líquido que o normal, queima o couro cabeludo. E depois vai querer criticar, xingar a guanidina.
    Não existe uma conspiração nos salões para nos tornar dependentes da guanidina. Existe o MAU profissional (e aí ele vai ser com tioglicolato, com progressiva, até com uma mera hidratação). Esse não quer ter trabalho com o cabelo dos outros, e aí sai fazendo qualquer coisa. Já reparou que agora tá uma onda de escovas progressivas, com ácidos e blá blá blá? Pois é. Em 40 minutos vc sai do salão com um cabelo liso e brilhante. E 15 dias depois, vc tá sem cabelo. Isso, sim, é que é grave.
    Com a guanidina, é preciso tratar. Como é uma química mais LENTA, tem que ter cuidado, saber aplicar e respeitar a pausa. E o processo TODO leva bem mais de 1 hora e meia (preparação e separação do cabelo, aplicação, enluvamento, lavagem completa, xampu antirresíduos, reparação pós-química (que tem que ser feita no dia) e secagem (normal ou escova, se a cliente assim permitir). Olha quanto tempo o cabeleireiro vai tomar com a cliente. Quantas outras ele não perde nesse período?
    Fora que você sabe que chega um monte de cliente no salão e JURA que não fazia nada no cabelo, ou mente sobre o tempo que ficou sem usar qualquer química (compatível ou não). E o cabeleireiro, por preguiça, não parou pra fazer uma anamnese correta. Aí, faz a guanidina, a pedido (de qualquer jeito), mete um escovão e a pessoa vai pra casa feliz da vida. Quando lava o cabelo (geralmente com qualquer xampu, com pH e ingredientes que interferem negativamente naquele NOVO cabelo, já que a guanidina muda drasticamente a estrutura capilar), aí vai ver que não é só “passar a pasta e ser feliz”. As pessoas acham que o relaxamento basta. E depois querem que o cabelo funcione sozinho. Até quem não faz química nenhuma precisa de tratamento, quem dirá a pessoa que retira praticamente uma parcela de composição capilar e realinha.

    Eu já fiz de tudo no meu cabelo. Em salão e em casa. Só não usei henê. De tudo que fiz, a pior coisa foram as progressivas, com e sem formol (sem formol, é o que eles dizem, porque a maioria coloca formol ou usa carbocisteína+ácido glioxílico, que dá no mesmo. Além de adicionarem agente alisante, geralmente o tioglicolato). Cortei 15-20cm de cabelo por causa de uma progressiva. Não vou dizer a marca nem levantar bandeira contra. Porque o fabricante pode até fazer algo legal, mas qdo chega na mão de alguns “profissionais”, acaba sendo adulterado, e os leigos não conseguiriam sequer reconhecer que coisa é aquela que trazem no potinho (e mesmo que mostrem a embalagem da marca, quem me garante que a pessoa não tenha posto outra coisa ali dentro? ).

    Por isso acho muito grave acusar a guanidina. Quando temos inúmeros fatores que podem ser o problema – o tipo de cabelo, a química pregressa, a estrutura do fio no momento da aplicação, o que a pessoa faz antes depois de sair do salão (tem gente que enche o cabelo de silicone antes da química. E tem gente que mete progressiva dias depois, porque viu que o cabelo não ficou liso chapado – aliás, nem o tioglicolato deixa), os produtos que ela usa pra manutenção (não dá pra usar um xampu que não seja pra cabelos quimicamente processados, muitas meninas deixam condicionador ou máscara que requer enxágue no cabelo) etc.
    É preciso primeiro bom senso. Se a pessoa teve uma experiência ruim, ela tem que avaliar ABSOLUTAMENTE TUDO. E procurar um profissional ético. Obrigada e desculpe pelo testamento.

Deixe um comentário



-->