Umectação Capilar: Óleo nos Cabelos!


Umectação é a “arte” de aplicar óleo nos cabelos antes de proceder a lavagem, simples assim! Ela é indicada para cabelos crespos, cabelos quimicamente tratados, alisados e que sofrem com o ressecamento. Com a umectação em sua rotina de cuidados, você alcançará cabelos macios, pontas hidratadas e mais brilho.

Os melhores óleos para umectação são os óleos vegetais puros, sem adição de óleo mineral. O óleo mineral não é bom para o cabelo, os óleos vegetais, puros ou combinados entre si, dão excelentes resultados para a umectação.

O óleo deve ser aplicado no cabelo mecha por mecha, enluvando, e deve ser deixado no mínimo uns 20 minutos nos fios antes de proceder a lavagem. Você também pode aplicar o óleo a noite e dormir com os fios com óleo, quando for lavar pela manhã. O óleo umectante funciona como um pré xampu, diminuindo o ressecamento causado pelos sulfatos e detergentes contidos no xampu.

Eu faço assim: Aplico o óleo de noite, normalmente o óleo de Argan puro, e durmo com ele. Pela manhã lavo com xampu e procedo a hidratação com a máscara apropriada para os meus fios. Após lavar aplico leave in (ou protetor térmico se for secar) e fica realmente muito bom.

No momento tenho 3 óleos que estou fazendo rodízio:

O óleo de argan puro, o óleo de carrot e o óleo Activilong (ambos importados).

No Brasil você pode experimentar o óleo Essencial Oils for The Hair, da Avlon para fazer a umectação, o novo óleo da Kerástase ou ainda óleos vegetais mais em conta, como o de amêndoa ou coco, o importante é que NÃO contenha óleo mineral na fórmula.

Vale muito a pena. Você que tem o cabelo alisado com guanidina também pode abraçar a umectação, vai melhorar bastante o ressecamento.

Mais dicas sobre óleos para umectação nesse vídeo, que eu garimpei na internet para vocês:

 

Para dicas e novidades diárias de moda, beleza e cabelos, sigam-me no twitter: @erickaelianne

PALAVRA DE CABELEIREIRA;

Related Posts with Thumbnails

22 Respostas para “Umectação Capilar: Óleo nos Cabelos!”

  1. Kelly disse:

    O cabelo com o óleo a noite toda, como fica o travesseiro? Você usa algum protetor? Não fica muito oleoso?

  2. Antonella Fiorucci disse:

    Achei muito interessante, Ericka! Não sabia disso. Na verdade, nunca havia escutado nada sobre “umectação capilar”. Com certeza vou comprar um dos óleos que você citou e incluir essa prática na minha rotina!

  3. Kelly;

    Tão simples, você passa o óleo mecha a mecha (não é para “derramar” na cabeça não), depois faz uma touca de meia ou prende com lenço. O travesseiro, se sujar a fronha, é simples: você lava!!! Seus cabelos agradecem.

    :)

  4. Cintia Lima disse:

    Olá!
    Adorei a dica!
    Posso usar óleo essencial puro? Desses encontrados em lojas de produtos naturais?
    Pode ser um só, ou é melhor misturar?
    Obrigada,

    Cintia

  5. Ericka Eli disse:

    Cintia;

    Não use óleo essencial, use óleo vegetal puro ou óleos próprios para cabelos como expliquei acima.
    :)

  6. Amanda Kreves disse:

    Também pode ser usado o Hyper Oil Infusion da linha Nutriseduction da Alfaparf para a umectação, é um tratamenro de choque par auma nutrição de longa duração. Com derivados de Lã de Cashmere reforçam a estrutura capilar enquanto os Aminoácidos do Trigo hidratam e nutrem os fios, além do Monoi de Tahiti assegura a longa duração do tratamento.

  7. Sirlene Gomes Benedito disse:

    Ola tudo bem gostei da sua dica de hidratação gostaria de saber meu cabelo e preto e encaracolado depois de seco ele da muitos nos e embaraça muito o que fasço para melhorar a e tambem ele cai muito por favor me ajude muito o brigada a eu ja usei renne e pro isso não posso usaroutra quimica so que não alisou nada usei umas 5 ves ta mais faiz muito tempo e não tenho condiçõe de ir no salão ta bjs

  8. Ericka Eli disse:

    Sirlene;

    Invista na umectação que é ótima para cabelos encaracolados, use apenas xampus hidratantes, hidrate toda semana e use leave in ou creme para pentear. Seja disciplinada e verá resultados.

  9. Kelly disse:

    Uhm… Voltei nesse post pq achei interessante, fiquei com isso na cabeça. Como agora estou passando pelo problema do ressecamento resolvi tentar, passei dois dias procurando esse post no blog, enfim achei, e tmb achei a resposta pra pergunta que eu nem lembrava de ter feito. Não é a questão de lavar ou não a fronha, meu medo na época era de ficar aquela coisa melada sabe. Até pq eu durmo com o maridinho, acho que ele não vai gostar muito de acordar oleoso… Mas de qq maneira vou tentar fazer durante o dia, se eu achar que dá eu tento á noite.

  10. Carina disse:

    Oi, gostei da idéia. Mas tenho uma dúvida. Tenho cabelos cacheados, estou usando os produros Deva Curl (no poo). Posso começar a fazer umectação capilar, e em seguida lavar meus cabelos com os produtos Deva?

  11. karina disse:

    fiz a umectaçao ontem com azeite de oliva extra virgem e dps uma hidrataçao…meus cabelos ficaram hiper macios…

  12. Ana disse:

    Ericka!
    Agora fiquei com uma dúvida :/
    Deve ser aplicado o óleo com o cabelo seco ou molhado?
    Obrigada!

  13. Andrea disse:

    Gostei muito do post, gosto muito das suas dicas. Eu venho praticando umectação pré-lavagem desde o início do ano, meu cabelo está mais hidratado, os efeitos são visíveis. Realmente os shampoos oferecidos no mercado são quase todos com o maldito Lauril Sulfato, que detona os cabelos crespos e secos. Minha ex-cabeleireira perdeu-me como cliente, falei da umectação com azeite de oliva e outros óleos, ela debochou dizendo que eu iria fazer uma salada na cabeça. É uma ignorante, desconhece os malefícios do Sulfato para cabelos crespos e desconhece um monte de coisas. O tratamento que ela dispensa para cabelos crespos e cacheados é oferecer relaxamento… Tem muito “profissional” por aí precisando se reciclar.

  14. FABIANA disse:

    Olá! adorei o site.Gostaria de saber se posso aplicar a umectação com meu cabelo escovado porém sujo.pois qdo faço escova deixo uns 3 /4 dias sem lavar.Grata

  15. Lucia Helena disse:

    depois da umectação pode fazer uma hidratação normal?

  16. Anderléia Maria Donateli disse:

    Olá….adorei conhecer a umectação (nunca tinha ouvido sobre isso antes!). Meus cabelos são levemente ondulados, finos e oleosos na raiz e ressecadíssimos nas pontas. Gostaria de saber se a umectação com óleos vegetais seria interessante e quais os óleos mais indicados. Aguardo ansiosa seu retorno!

  17. Katarina disse:

    Olá,olha meu cabelo tá saindo a química e voltando a raiz,horrivelmente horrível,tô horrorizada com a situação dele,crescendo volumoso,seco,cr´crí demais e não sei mais o que fazer,nem fico mais com ele solto,só preso e outra não posso uasar nenhum tipo de creme que me dá muita caspa,por favor me dê uma ajuda aí.Obrigada!

  18. Leda Regina Elias disse:

    Olá Ericka!…como todas, também adorei o site e suas super dicas! e quero saber se vc atende em algum salão e se pode passar o contato p/ que eu vá até você, para ser atendida como cliente. Te aguardo ansiosa, um abraço!

Deixe um comentário



-->