Tratando Cabelos Danificados


Hoje eu quero falar com você! Isso mesmo, você que exagerou nas químicas e agora está com as madeixas comprometidas, tipo assim, perdeu massa capilar, o fio está com aspecto palha ou até mesmo emborrachado… O que fazer?

Diariamente eu recebo e mails com meninas desesperadas, querendo dicas para recuperar os cabelos detonados por químicas e falta de cuidados. Também nos comentários esse tipo de questão está sempre presente, então, nada melhor que um post inteirinho cheio de dicas para você tentar dar um pouco de vida a este cabelinho que se encontra tão maltratado.

Então vamos aos 8 mandamentos:

 

1º - IRÁS AO SALÃO DE SUA CONFIANÇA:

Sim, você deve ir a um salão (e dessa vez NÃO será para fazer química) para que um profissional de sua confiança avalie a situação dos seus fios e faça um diagnóstico, sugerindo um tratamento para a recuperação, com produtos profissionais, que deverá ser realizado quinzenalmente ou mensalmente (dependendo do que você puder pagar $$$$, é claro). Se o salão tiver a reconstrução da JOICO (complexo quadramínico), eu recomendo.

 

2º – ESCOLHERÁS PRODUTOS BONS PARA USAR EM CASA:

Bom, você poderá investir nos produtos indicados pelo profissional de sua confiança, ou seguir as minhas dicas de produtos que já foram testados e aprovados por mim:

 

- Os caros: Kérastase linha Résistance (Force ou Force Contrôle): http://www.kerastase.com/sites/_pt/_br/products/range-resistance.aspx

Ou  a L’Óreal Profissional (Absolute Repair): clique AQUI para ver. Essas duas linhas são excelentes para fios que estão com o pé na cova.

Ou:

- Os mais ou menos (preço razoável): linha REVITRAT da DERMAGE, o shampoo Revitrat Resistance e a máscara Revitrat Nutri Power Mask:

http://www.dermage.com.br/

Ou:

- Os mais em conta: Dove Reconstrução Completa (as ampolas semanais) e a linha nova pós química da Elsève (Elsève Reparação Total 5 Química).

 

3º – FARÁS ESSES TRUQUES CASEIROS:

 

- Aplicação quinzenal de Vinagre de Maçã: Proteja as costa e colo com uma toalha, com os cabelos secos, divida-os em mechas, aplique o vinagre mecha à mecha deixando os fios molhados de vinagre. Aguarde 10 minutos. Enxágue. Após a aplicação, faça a Plástica Caseira dos fios que você aprende aqui (clique no link):

http://www.palavradecabeleireira.com/2010/06/plstica-capilar-faa-em-casa/

Ou:

Aplique vinagre de maçã puro, mecha por mecha neste cabelo. Aguarde 15 minutos, enxágüe. Lave com um xampu hidratante e depois aplique uma máscara capilar de tratamento misturada com neutralizante, bepantol (bepantol líquido vende na farmácia) e óleo de oliva (são 2 colheres sopa de máscara + 1 colher sopa de neutralizante + uma colher sopa de bepantol líquido + 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem).
Sugestão de neutralizante: Mel e Lanolina da Lilás Hair.

Ou:

- Aplicação quinzenal de Glicopan Pet (clique no link):http://www.palavradecabeleireira.com/2010/09/fios-detonados-glicopan-pet-neles/

4º – USARÁS QUINZENALMENTE:

- Kit RMC (Repositor de Massa Capilar ) da AMEND – Embalagem azul – Veja AQUI.

Ou:

- Ampola ceramidas da MATRIX (lave com seu xampu, enxágüe, aplique a ampola, deixe agir, aplique máscara, enxágüe, finalize)

 

5º – SE NÃO TIVERES PROBLEMA DE OLEOSIDADE OU CASPA (E COSTUMA LAVAR O CABELO DIARIAMENTE) ADERIRÁS ENTRE UMA LAVAGEM E OUTRA AO NO POO.

Clique no link:

http://www.palavradecabeleireira.com/2010/04/o-que-e-no%E2%80%93poo/

Ou

Farás umectação nas pontas (clique no link):

http://www.palavradecabeleireira.com/2011/03/umectao-capilar-leo-nos-cabelos/

 

- NÃO USARÁS XAMPU ANTI RESÍDUO OU DE LIMPEZA PROFUNDA.

O cabelo já está super poroso, cutículas detonadas, então pra quê exagerar no detergente do xampu? Dê preferência a xampus hidratantes com ingredientes emolientes.

7º – USARÁS SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS PRÓPRIOS PARA CRESCIMENTO E FORTALECIMENTO DOS FIOS.


 

 

8º – SERÁS SENSATA:

- Os tratamentos ou truques acima devem ser feitos em sistema de rodízio, afinal, você não poderá fazer tudo ao mesmo tempo. Experimente, teste, e veja o que se adapta melhor aos seus fios, ao seu tempo e claro, ao seu bolso.

- Darás um tempo na química. É tempo de investir em tratamentos. Problemas com a raiz crescida? Tentando abandonar as químicas? Dá uma lidinha aqui: http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/trocando-ou-abandonando-alisamento/

- E O PRINCIPAL: Nunca invente de fazer químicas complicadas em casa para não arriscar a saúde dos fios. Relaxamentos, alisamentos e descolorações são procedimentos complicados que devem ser realizados por profissionais experientes e capacitados. Não arrisque e leia esse post: http://www.palavradecabeleireira.com/2011/06/evite-desastres-procure-sempre-um-profissional/

He,He,He, o post está cheio de links, mas vale a pena você ler e pesquisar tudo. Cuide do seu cabelinho fia, ele é definitivamente a moldura e o charme do seu rosto.

Para dicas e novidades diárias de moda, beleza e cabelos, sigam-me no twitter: @erickaelianne

PALAVRA DE CABELEIREIRA;

 

 

 

 

Related Posts with Thumbnails

41 Respostas para “Tratando Cabelos Danificados”

  1. Amanda Kreves disse:

    Sim ir à um bom salão e fazer uma boa reconstrução está nas minhas principais, geralmente as meninas chegam aqui com o cabelo totalmente detonado por químicas e algumas feitas até em casa. Eu reconstruo ou cauterizo com a linha Midollo di Bamboo da Alfaparf, ela é direcionada para a reconstrução dos cabelos extremamente danificados e enfraquecidos. Com extratos botânicos do miolo di bambu associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual, e preciosos óleos minerais alcançam as partes mais profundas do cabelo garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura.

  2. Tamires Pimenta disse:

    Oi! Adorei a sua matéria, mas fiquei intrigada com uma coisa, na plastica capilar que vc ensinou vc colocou neutralizante, este neutralizante deve ser colocado só quando a pessoa faz alisamento, ou deve ser usado tbm p outros tipo de química? No meu caso, faço mechas, devo colocar na mistura?
    Obrigada!
    Abraço

  3. Ericka Eli disse:

    Tamires;

    Pode colocar sim!

  4. Franciane Boff disse:

    Oi! não sei mais o que eu vou fazer, eu fui num salão de beleza e eu pedi para fazer uma hidratação e colocaram guanidina nos meus cabelos, agora faz 3 meses que eu estou com os cabelos tipo com uns dredis(tipo Ripi),sem contar que esta duro e muito ressecado e quebrado e toda vez que eu penteio ele, ele se enrola de novo, e sem contar que um lado dininuiu o volume e o outro não, tah um lado mais alto que o outro, eu adoro o volume dos meus cabelos, antes de acontecer isso eu tinha os cabelos ondulados e com bastante volume, eu também não quero cortar eles, então eu queria saber como eu faço para os meus cabelos voltarem a ser como eles eram, ondulados, macios e com volume. Que produtos eu posso usar mais adquados que eu possa usar para tirar mais rápido esse estrago que guanidina fez nos meus cabelos?

  5. Franciane Boff disse:

    Ah e me esqueci de dizer que a cor do meu cabelo também mudou, era castanho beem escuro e agora ele tah todo queimado meio puxado pra loiro, todos acham que eu fiz mechas, mais o meu cabelo é virgem. Espero que vc possa me ajudar. Obrigada! Abraço.

  6. leia disse:

    amei e a primeira vez que entro amei este blog as dicas são maravilhosas

    bjs

  7. Emilly Santos Carigé disse:

    Olá,meu nome é Emilly e tenho 10 anos.Meu cabelo é muito cheio,e por isso quase nunca solto ele e quando solto dura apenas alguns minutos.Queria saber o que poderia fazer para deixar ele Lindo,e saber também se posso fazer babylook.
    Obrigada.

  8. Adriana disse:

    Olá, meu nome é adriana, faço progressiva há alguns anos e fiz mechas em meus cabelos neste mês. Meu cabelo ficou muito ressecado, poroso, com friz e quebrando em algumas partes. O que faço? Como devo tratalos? Quais os produtos que devo usar?

    Me ajude, obrigada.

  9. Ericka Eli disse:

    Emily;

    Você pode fazer um relaxamento de leve apenas na raiz (tipo um palmo) e manter ele sempre bem hidratado, adotando produtos específicos para controlar o volume. Consulte um bom profissional para fazer o relaxamento e NÃO faça nada com guanidina.
    Babyliss você pode usar para modelar, basta adquirir a prática.

    :)

  10. Ericka Eli disse:

    Adriana;

    Você não leu o post acima?

  11. rosane gonçalves disse:

    o glicopan e diluido ou puro e qual e a quantidade.

  12. Helena disse:

    Muito bom o blog! Parabéns!!!

  13. Silvia disse:

    Faço relaxamento a anos e ultimamente a minha cabelereira usa o Produto Spfera Tioglicolato sem Amonia e sempre usei tonalizantes sem Amonia Color Touch e ma outra coloração Italiana na cabelereiro mesmo . Coma a raiz esta ficando muito branca e estava sem grana para ir ao salão pois estou desempregada atualmente me indicarão O Color Intensy Amend fiz a prova de toque e mexa não caiu faço sempre a hitratação estou usando a ampolas de 3 minutos Pantene a qual estou adorando só que uso a Água Oxigenada voluma 10 a 3% vou compras também o RMC Amend pela pesquiza é um otimo produto este mês já esta vencendo o relaxamento que fiz em final de maio e ja estou precisando tinjir novamente pois a raiz esta branca tinge em 15/08/2011 posso continuar utilizando o mesmo produto para relaxar ?

  14. Amanda disse:

    Olá Ericka!

    Há uns 15 dias fui à um salão novo que me indicaram pra fazer retoque da raíz (uns quatro dedos) com tioglicolato de amônia. Eu já uso esse tipo de alisamento desde Março do ano passado com outro profissinal que aumentou demais o preço do procedimeto. Mas neste novo salão o cabeleireiro queria me convencer a trocar o tioglicolato por guanidina, eu não aceitei. Ele fez um procedimento bem diferente do que eu estava acostumada: Passou o creme alisante, aguardou 10min., lavou e ainda no lavatório ele passou o neutralizante. Sem escovar e pranchar antes de neutralizar como o outro cabeleireiro fazia.
    Ele disse que o procedimento que ele fez era um mais novo e rápido. Porém meu cabelo está quebrando na raíz!!! Minha franja ficou muito rala! o comprimento do meu cabelo ressecou todo, está com consistência de borracha, a raíz ficou dura e amassada, cheia de toquinhos pequenininhos! A minha aparência está desleixada, muito feia…
    Essa nova maneira de aplicar o tioglicolato existe mesmo?
    Essa descrição do meu cabelo condiz com efeitos do tioglicolato a longo prazo?

    Gostei muito das suas dicas!

    Obrigada!

  15. Ericka Eli disse:

    Sivia;

    Por que não compras o color touch mesmo para passar em casa? Assim não mexe em time que está ganhando. Quem alisa deve dar preferência a tonalizantes, resseca menos que a tintura comum.

  16. Ericka Eli disse:

    Amanda;

    Esse cabeleireiro provavelmente agiu de má fé com vc.

  17. Vanessa disse:

    O que está acontecendo com o cabelo da Amanda é o mesmo que o meu. Está encrespada minha raiz, e começando a partir e ficando os toquinhos. Vou seguir as dicas, e muito obrigado Ericka, são poucos os profissionais realmente sensatos, aqueles que sabem dizer não aos clientes quando percebem que o cabelo não tem condição nem estrutura para receber certas químicas. Com certeza foi muito agressivo para meus fios receber duas químicas no mesmo dia, ainda mais que eu nunca tinha colocado outra química sem ser tintura neles. Pior que estou com medo dos meus fios começarem a partir mais, e começar a ficar só toquinhos e aparentes, justamente por ser na raíz.

  18. Flora disse:

    Olá Ericka, amei o seu blog!! Faço relaxamento com guanidina a uns 6 anos. Pelo que observei você não recomenda. Na sua opinião, qual é o melhor produto pra fazer relaxamento?

    Obrigada!!

  19. Ericka Eli disse:

    Flora;

    Dependendo da estrutura do cabelo pode-se optar por etanolamina,ou tioglicolato, ou carbocisteína, ou sódio. São tantas opções não é mesmo? Depende do cabelo para escolher a mais indicada!

  20. Pâmella disse:

    Ericka, amei suas dicas!
    Meu cabelo ainda está muito danificado mas já começou a melhorar graças aos procedimentos que você indicou.
    Mas tenho uma dúvida: O vinagre só pode ser de maçã? O normal ou natural não pode ser usado?

  21. Pathy Alves disse:

    Menina, quanto dica boa…
    meu cabelos está num estado lastimável e a recuperação dele está uma coisa difícil viu….
    Vou seguir suas dicas e volto para comentar ….
    Beijos
    Pathy

  22. Boa tarde, Fiz permanente há 30 dias e até agora não consegui deixar os cachos soltos e com aparência bonita. Meu cabelo parece palha, tenho que enrolar com bobies todo dia e se tomo chuva ou garoa eles ficam horríveis, nem crespos e nem cacheados. O que devo passar após a lavagem para que os fios fiquem enroladinhos,soltos e com brilho?
    Obrigada Beth

  23. Marcella disse:

    Ericka,

    Para cabelos danificados e quebradiços pelo uso de secador e chapinha vc indica a linha absolut repair da Loreal ou a Fiberceutic? Fiz uma progressiva da Ybera (Chocolizzi), a menos de uma semana,gostaria de saber também se após a progressiva, a hidratação com esses produtos penetra da mesma forma já que ocorreu uma selagem nos fios.

    Parabens pelo site.=)

  24. Ericka Eli disse:

    marcella;

    Espera ir saindo a selagem pra fazer o fiberceitic.

  25. Ericka Eli disse:

    Beth;

    tens que tratar bastante esses cabelos, parece que ficaram sensibilizados. O fiberceutic pode ser uma boa, veja no youtube :

    http://www.youtube.com/watch?v=naeKyr_zszY&feature=g-vrec&context=G2061e05RVAAAAAAAAAA

    Dê uma lida netse post também:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/01/como-cuidar-dos-cabelos-afro/

  26. Eliane Irineu disse:

    Oi,a minha menina tem 8 anos e os cabelos dela e muito crespos e com volume levei ela ontem no salão e a cabeleira usou guanidina e virou uma palha,ressecou muito os cabelos,e sem contar que o cabelos dela era comprido tive que cortar ate o ombro.O que me recomenda para hidratar os cabelos de criança e fazer crescer logo.Obrigada.Gosto muito de suas dicas.

  27. Ericka Eli disse:

    Eliane;

    Tem particularmente detesto guanidina, mas já que o estrago esta feito, dê uma olhada nessas dicas:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2011/04/desembuchando-guanidina/

  28. Val disse:

    Olá Erica,
    meu cabelo sempre foi muito volumoso, depois que começei a usar quimica meu cabelo reduziu muito o volume, já usei guanidina, sódio e agora voltei para guanidina, porém encontrei seu site e gostei muito, vou utilizar o glicopan e já utilizo tbém a linha absolute repair da lorel. Gostaria de saber se utilizando o glicopan meu cabelo poderá voltar o volume?
    Bjs,

  29. Gabriela disse:

    Olá Erica, bom meu cabelo está bem ressecado e com pontas duplas, isso é porque eu faço chapinha quase sempre, eu queria que você me ajudasse no que fazer para meu cabelo voltar ao normal. Muito Obrigada, beijos.

  30. Ericka Eli disse:

    Val;

    Não creio que o seu cabelo irá recuperar o volume com o Glicopan. Já lestes meus posts sobre guanidina?

  31. Ericka Eli disse:

    Gabriela:

    As dicas estão na postagem, você não leu?

    :)

  32. Gabriela disse:

    Eu li sim, só que eu tenho uma dúvida, eu estou usando creme de hidratação da novex, quanto tempo demora mais ou menos para o cabelo ficar bom?

  33. Naiara disse:

    bom, fiz alisamento quimico antes da minha menstrução ( coisa que especialista diz que não pode ser feito )e meu cabelo não tinha precisão nenhuma de ser feito o alisamento,pois ja era liso e não tinha nenhuma onda !mas eu fiz… agora meu cabelo esta voltando totalmente danificado com varias ondas ,umas partes bem crespo, seco e quebrado ! estoou desesperada !! queria saber se existe um tratamento que faça meu cabelo voltar a ser bonito saudavel e liso igual a antes ??? ah e ja fiz o alisamento 4 vezes ! PReciso de ajuda !

  34. Edna disse:

    Olá! Boa tarde! Há alguns dias estou pesquisando na net uma forma de salvar meus cabelos que estão super, hiper, ultra, mega… danificados! Não é exagero, não! Seria cômico se não fosse trágico! Rsrsrs…
    Vou contar minha triste história: Tenho cabelos cacheados e um belo dia resolvi pintá-los de loiro. Depois resolvi fazer uma balayage. Nossa! Ficaram lindos! Depois de um tempo deixei de lado as mechas, pois danificam demais os fios, e voltei a pintar todo de loiro (sem descolorir) e, então, fiquei só retocando a raiz. Para piorar a situação fiz um tal de realinhamento marroquino (Desse eu me arrependi muuuiiitttooooooo… meus cachinhos nunca mais voltaram ao normal). Mais um tempo se passou e eu resolvi voltar a fazer mechas (E haja química). Tentei deixar novamente, mas não… Resumindo, fiz balayage agora no mês de fevereiro e ficou lindooooooo…!!! Mas este foi o fim… vi meus cabelos esticarem igual lastex. E ai veio o desespero!!! Foi aí que fui pesquisar na net algo pra salvar meus fios! Comprei alguns produtos que vi vários comentários positivos sobre eles (A máscara nutritiva e a reconstrutora da Alfaparf, shampoo, condicionador e creme para pentear da Alta moda é… Tambem do grupo Alfaparf. Pretendo comprar uns óleos para fazer umetação e… outras coisitas mais que sejam necessárias (tudo isso pra salvar meus cabelitos). Gostaria que vc me desse uma luz. Será que estou no caminho certo? Quero seguir seus conselhos, já que vc é prodissional. Se quiser e puder enviar algumas dicas para meu e-mail, fique a vontade! Desde já, agradeço! E peço desculpas pelo tamanho do texto, mas… até que tá resumido! Rsrsrs… Um forte abraço!
    Edna

  35. Luciana disse:

    Faço guanidina a anos, tipo 7, 8 anos!
    Meu cabelo é bem crespo e bem misturado, grosso e fino, então sempre quebrou um pouco, mas na média sempre gostei do resultado! Faço hihratações caseiras frequentes e as vezes no salão. Só que este ano ano ele foi piorando radicalmente! Está muito quebrado, com as pontas finas e muito claras, horrível!!
    Não sei mais o que fazer! Estou tentando aquelas soluções caseiras que você indicou e gosto do resultado (ainda não fiz tudo), mais ainda está longe do que já foi!
    Agora preciso pintar, o que vc acha, primeiro pinto e passo glicopan ou glicopan primeiro e depois pinto?
    Obrigada por dividir suas dicas!
    abs.

  36. Rosane disse:

    Você tem ou trabalha em algum salão? Se tiver, qual o endereço?
    É na cidade do RJ? Gostaria de fazer um tratamento (cauterização).

  37. Nathy Paixão disse:

    Olá,
    Querida,, me diga: é possível ter cabelos com luzes e compridos sem que eles fiquem danificados e até emborrachados? Meus cabelos eram castanhos, grandes e volumosos. Agora eles estão com luzes, danficados, fracos e emborrachados.. Só quero continuar loira, mas com cabelos bonitos e fortes. é possível?

  38. Daiana disse:

    vou resumi a minha historia a um ano e meio e fui em um salao fazer um relaxamento chegando la a cabeleleira me indicou o tioglicolato ate ai tudo bem nossa fica lindo depois de uns 15 dias meu cabelo começou a quebra e ate hoje nao voltou ao normal eu so uso dove treseme novex e niely gold para hidrata o niely gold amarelinho que me ajudou muito ja cortei meu cabelo varias vezes para fica do tamanho igual aos que quebraram depois de um tempo eu decidi nao corta mais e ele esta no meu obro so que ele nao esta como era antes quero que voce me indique algum produto bom para min usar antem eu comprei um s.o.s natu hair para ver se eu ele ajuda melhora o aspecto do meu cabelo e isso ai beijoss

  39. Vandi disse:

    Bom to desesperada com meu cabelo, fiz progressiva e tb mechas e meu cabelo ficou com as pontas espigadas. corto as pontas e na próxima semana as pontas continuam ruins. Parei com todas as químicas porém agora tenho um cabelo com raiz preta, comprimento loiro, armado e sem formas em cima cacheado e embaixo meio liso. não sei o q fazer, pq vou me casar ano q vem e queria um cabelo cumprido pra poder fazer um penteado bonito.
    Uso bons produtos, ja usei loreal, joico, moroconoil e mesmo assim não aparecem os resultados.
    tenho medo de pintar o cabelo de escuro e depois me arrepender.. tinha pensado em deixar em cima mais escuro e embaixo dando efeito degrade de tons mais to com medo de colocar mais química.
    o q faço?

  40. tayna maira disse:

    me ajude por favor ! meu cabelo era preto, mas a vinte dias atras eu descolori e tingi de loiro , mas como meu cabelo era muito preto o resultado foi um cabelo manchado ! tipo castanho claro, com mechas acobreadas ! agora ela ta ressecado, muito quebrado orrivel como posso cuidar, devo pintar de preto novamente , aguardo sua resposta .. obrigada !

Deixe um comentário



-->